Levante Ideias - Gráfico ações

Feriados e indicadores

A semana se inicia com uma calmaria atípica.

Nesta segunda-feira (06), os pregões não funcionam nos Estados Unidos devido ao feriado do Dia do Trabalho, apesar de haver negociação com os contratos futuros.

Quando Wall Street não trabalha, os demais pregões ao redor do mundo tendem a perder liquidez e referência, o que pode amplificar a volatilidade.

Na terça-feira (07), o mercado brasileiro suspende suas atividades para a comemoração do Dia da Independência.

Na prática, a semana só deve começar na quarta-feira, quando a divulgação de diversos indicadores econômicos, tanto brasileiros quanto internacionais, dará o tom dos mercados.

Na quinta-feira (9), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai divulgar o IPCA de agosto.

A projeção é de uma inflação ao redor de 0,7%, o que deverá manter o índice em 12 meses rondando os 9%, muito acima da meta de inflação.

Os prognósticos do Boletim Focus mostram uma elevação das expectativas.

No cenário internacional, a semana trará indicadores do desempenho econômico da Zona do Euro e, na sexta-feira, o Livro Bege, relatório que mostrará a situação da economia dos Estados Unidos.

A divulgação de uma criação de empregos muito menor do que o esperado nos Estados Unidos na sexta-feira (03) elevou as expectativas de que as medidas de estímulo à economia promovidas pelo Federal Reserve (Fed), o banco centra americano, levem mais tempo para acabar.

Boletim Focus

A edição mais recente do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, mostra uma elevação das projeções da inflação para 2021.

O IPCA previsto avançou para 7,58% ante os 7,27% da semana passada. A alta na inflação prevista pressionou as expectativas para os juros. Agora, a Selic esperada para dezembro é de 7,63% ante os 7,50% da edição anterior.

O dólar esperado para dezembro também subiu, avançando levemente para R$ 5,17 ante os R$ 5,15 da projeção anterior. E os prognósticos de crescimento da economia pioraram um pouco. O avanço previsto do Produto Interno Bruto caiu para 5,15% ante os 5,22% da semana anterior.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500 iniciam o dia em leve alta, porém o movimento pode ter volatilidade devido à queda da liquidez provocada pelo feriado.

As notícias são positivas para a Bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O desemprego não é mais aquele | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.