Levante Ideias - Carros

Falta de semicondutores freia recuperação do setor automotivo

Após um 2020 ruim para a produção de veículos no Brasil e no mundo, por conta das paralisações nas fábricas, o ano de 2021 que era para ser de forte recuperação acabou sendo freado pela falta de chips e semicondutores no mercado.

Ainda faltando contabilizar os últimos dados do ano, que saem na próxima quinta-feira (05), a venda de veículos leves e pesados deve crescer algo em torno de 3% no ano de 2021. Só no Brasil, a falta de microchips impediu a produção de cerca de 300 mil veículos, totalizando vendas de 2,1 milhões de unidades em 2021.

No início do ano, o mercado projetava uma alta na casa dos 15%, uma vez que com a pandemia e as paralisações das fábricas, houve um tombo de mais de 26% nas vendas de carros novos no ano de 2020. No entanto, o tsunami veio no ano de 2021, quando as montadoras foram afetadas pela crise dos semicondutores, problemas de logística (falta de navios e contêineres para trazer peças) e pela inflação de custos, que inflou os preços dos carros novos e seminovos.

E Eu Com Isso?

Analisando os segmentos de maneira individual, é possível ver que a pior performance foi dos automóveis e comerciais leves, com crescimento de apenas 1,4% na comparação anual. A alta de 3% foi puxada pelo segmento de caminhões, cujas vendas cresceram mais de 30%, em um ano muito bom para o segmento, que não utiliza tanto os semicondutores.

Nas montadoras, a Fiat foi a líder absoluta de mercado, com 21,7% de fatia nas vendas, enquanto a Volkswagen, segunda em participação, ficou com algo próximo de 15,4%. A GM, que ficou com sua principal fábrica fechada por quase cinco meses, apareceu na terceira posição com 12% de market share.

Outro dado interessante foi a performance do mercado de carros seminovos e usados, que supriu a falta de carros 0km, crescendo quase 20% no ano de 2021. Foram comercializados 11,2 milhões de automóveis seminovos e usados, ou seja 1 novo para cada 6.

Esses dados são importantes para analisarmos algumas empresas do setor listadas na B3, como por exemplo o ano ruim da Tegma (TGMA3), com a GM como sua principal cliente, ou o ano muito bom da Fras-le (FRAS3), que opera quase que 100% no mercado de peças de reposição.

Para 2022, a expectativa é de que a cadeia de produção de chips e semicondutores só esteja totalmente normalizada no segundo semestre. Até agora, o avanço da Ômicron não trouxe maiores preocupações de paralisação na produção, mas é algo que devemos ficar atentos. De qualquer forma, esperamos um ano de 2022 com uma recuperação mais forte do que em 2021.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: China busca autossuficiência em semicondutores.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.