Even (EVEN3) e Direcional (DIRR3) – Resultado operacional do primeiro trimestre de 2020
As incorporadoras e construtoras Even (EVEN3) e Direcional (DIRR3) divulgaram na noite da última quinta-feira (9) suas prévias operacionais do primeiro trimestre de 2020.
A Even divulgou um volume de lançamentos de 95 milhões de reais no primeiro trimestre. O volume de vendas atingiu 256 milhões no trimestre, dos quais 42 milhões em lançamentos. A velocidade de vendas atingiu 12 por cento no primeiro trimestre, quase metade à velocidade do quarto trimestre de 2019 (23 por cento) e abaixo da velocidade do primeiro trimestre de 2019, que foi de 18 por cento.
A Direcional lançou 140 milhões de reais no trimestre, número 64 por cento menor do que o mesmo período de 2019. As vendas contratadas somaram 298 milhões de reais no trimestre, mostrando um aumento de 4 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2019, mesmo com os efeitos da paralisação.
A velocidade de vendas permaneceu estável em 13 por cento no primeiro trimestre, levemente inferior à velocidade do trimestre anterior (14 por cento) e a mesma reportada no 1T19.
Esperamos impacto ligeiramente negativo no preço das ações (EVEN3 e DIRR3) no curto prazo. Os resultados operacionais de Even e Direcional já mostraram os primeiros impactos da quarentena do Covid-19: adiamento de lançamentos e desaceleração nas vendas devido ao fechamento dos stands de vendas devido à quarentena.
As prévias operacionais de ambas as empresas nos fazem acender o sinal amarelo sobre a expectativa de bons números para seus respectivos resultados trimestrais que devem ser divulgados em maio.
Na Even, os distratos representaram 21,8 por cento das vendas brutas no trimestre, aproximadamente 1,5 vezes o percentual registrado no primeiro trimestre de 2019, que foi de 14,9 por cento. Na Direcional, os distratos ficaram em 64 milhões de reais, redução de 30 por cento, ante os 91 milhões no quarto trimestre do ano passado.
A paralisação começou há poucas semanas e a amostragem ainda é pequena. Porém, a tendência é que estes cancelamentos de vendas (distratos) aumentem no segundo trimestre de 2020. A classe média vinha se recuperando, mas muitos trabalhadores podem ter sua renda impactada durante o período.
A Direcional possui plataforma de vendas 100 por cento digital, o que vem ajudando a minimizar o impacto do período de isolamento social. Já a Even teve um 2019 de retomada e vinha muito forte para 2020. Agora, as empresas do setor se veem obrigadas a adiar lançamentos devido ao fechamento dos stands de vendas devido à quarentena do Covid-19.
O principal catalisador das ações do setor será o comportamento do cancelamento de vendas que tanto afetou o setor no passado. Os primeiros sinais, pedidos de renegociação dos contratos e atrasos nos pagamentos, já começaram.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também:Even (EVEN3) – Resultado do quarto trimestre de 2019