Levante Ideias - Eleição

Esquenta eleitoral

Com a iminente chegada de 2022, serão cada vez mais frequentes as pesquisas de avaliação de governo e pesquisas eleitorais, visando, principalmente, os pré-candidatos à Presidência da República no ano que vem.

Nesta terça-feira (07), foi divulgada mais uma rodada relevante de pesquisas, de autoria da Genial/Quaest, com destaque tanto para dados do atual governo quanto para o cenário que, atualmente, está sendo desenhado para a corrida presidencial.

Destaque para a oscilação positiva da popularidade do governo, após ter atingido seus piores índices nos últimos meses: em comparação com novembro, a pesquisa de dezembro aponta para um decréscimo de 6 pontos percentuais (de 56% para 50%) na avaliação negativa, com aumento da avaliação regular (22% para 26%) e da avaliação positiva (19% para 21%) do atual mandato.

Da mesma forma, a maior preocupação da população continua sendo a economia, mas o percentual de respostas que elegem tal tema como o principal problema do país também decresceu – de 48%, em novembro, para 41% nesta última rodada.

Em contrapartida, a saúde/pandemia se estabilizou na casa dos 19%, e a pauta de questões sociais tende a avançar – passando de 10%, em outubro, para 13% em novembro e 14% em dezembro.

Ademais, o tema corrupção continua sendo o principal problema para 10% da população, em linha com todas as pesquisas anteriores.

Outras menções somam 12% e os que não souberam ou não quiseram responder representam os 4% restantes.

No que se refere às questões de intenção de voto, destaca-se a performance do agora pré-candidato Sérgio Moro, que pontua entre 10% e 11% em dois dos quatro cenários estimulados (nos outros dois, seu nome não é cogitado).

Os candidatos Bolsonaro e Lula, no entanto, ainda destoam do grupo que busca ocupar a suposta terceira via – que envolve também Ciro Gomes, com votos entre 5% e 8% nos cenário, João Doria, que tem entre 2% e 5% das intenções e outros nomes, nenhum com performance acima dos 2%. Indecisos somam entre 4% e 5% e brancos/nulos têm entre 7% e 10% das respostas.

A coleta desta rodada foi feita entre os dias 2 e 5 de dezembro, com população de 16 anos ou mais e respeitando os estratos construídos a partir dos dados de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral.

Foram efetuadas 2.307 entrevistas por meio de abordagem face-a-face, com margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

E Eu Com Isso?

Apesar de haver uma grande distância até o pleito de 2022, algumas informações já podem ser analisadas sob um ponto de vista das tendências para o ano que vem: em primeiro lugar, a popularidade de Bolsonaro tende a melhorar, após o segundo semestre de 2021 reportar os picos de avaliação negativa. Fatores como acenos às bases eleitorais, possível arrefecimento da inflação e melhora nos níveis de desemprego, além do pagamento do Auxílio Brasil, devem ter impacto na avaliação de governo.

Em seguida, destaca-se a centralidade da economia como tema da corrida presidencial de 2022, com corrupção, pandemia e desigualdade sendo secundários.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Qual Terceira Via? | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.