Levante Ideias - Engie-Div

Engie Brasil: resultados 3T20

A Engie Brasil (EGIE3) apresentou nesta quinta-feira (5), após o fechamento dos mercados, o seu resultado do terceiro trimestre. O resultado veio regular, com receita um pouco abaixo do esperado e Ebitda e lucro líquido em linha com as estimativas.

A receita líquida total foi de 3,2 bilhões de reais, 28,7 por cento a mais que no 3T19. Contudo, quase a totalidade do aumento se deve a um ajuste contábil no registro das receitas com construção do segmento de transmissão de energia. Excluindo as receitas deste segmento (considerando apenas geração de energia, trading e painéis), a receita líquida foi de 2,4 bilhões de reais, estável em relação ao 3T19.

O Ebitda, métrica normalmente utilizada para medir o potencial de geração de caixa operacional da companhia foi de 1.432 milhões de reais, 9,4 por cento a menos que no 3T19. Porém, no resultado do ano passado houve ganhos não recorrentes na ordem de 321 milhões de reais. Desconsiderando-os, o Ebitda da Engie aumentou 13,6 por cento.

Por fim o lucro líquido foi de 490 milhões de reais, 34 por cento a menos que no 3T19. Desconsiderando o não-recorrente do 3T19, a queda foi menor, de 7,7 por cento.

O resultado da Engie foi regular, em linha com as expectativas. Por conta disso, esperamos um desempenho próximo ao Ibovespa na sessão desta sexta-feira (5), dado que as ações (EGIE3) apresentaram desempenho acima do índice setorial de energia elétrica e do Ibovespa na semana (alta de 8,6 por cento contra 7,9 por cento e 7,2 por cento, respectivamente).

A respeito das operações, a energia vendida foi de 9.617 GWh (4.355 MW médio de potência), 4,3 por cento a menos que no 3T19 e um pouco abaixo do esperado. Já o preço médio dos contratos (líquidos de tributos sobre a receita) foi de 196,6 reais por MWh, 3,8 por cento a mais que na comparação anual.

Na parte do resultado operacional (Ebitda), a Engie começa a se beneficiar dos resultados da Transportadora de Gás (TAG), que passou, por meio da equivalência patrimonial, 102 milhões de reais no resultado.

Na última linha, o resultado foi afetado pelo aumento nas despesas financeiras de 95,4 por cento devido, principalmente, na variação da linha de concessões a pagar, afetada pelo reajuste do IGP-M de 9,3 por cento no trimestre.

Apesar do resultado mediano, destacamos a resiliência da Engie e das suas linhas de negócio. No ano a sua energia vendida, por exemplo está estável, enquanto o Ebitda e lucro líquido apresentam alguma variação positiva. O resultado parcial de 2020, em especial considerando o aspecto da pandemia no nível de produção e consequentemente na demanda por energia elétrica no Brasil deve ser destacado pelo mercado.

Acreditamos que o desempenho das ações no ano (queda de 13,2 por cento contra queda de 12,9 por cento do Ibovespa e de 1,5 por cento do índice setorial de energia) não refletem os bons fundamentos da empresa.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.