Levante Ideias - Congresso Nacional

Emendas liberadas

Conforme antecipado no comentário desta segunda-feira (6), o Supremo Tribunal Federal, por meio da ministra Rosa Weber, liberou a execução de emendas de relator, pelo menos, provisoriamente.

A decisão ainda será submetida ao plenário virtual da corte, mas não há data prevista para o julgamento – e, até lá, as RP9 poderão ser executadas.

Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou ofício à ministra comunicando que seriam tomadas as providências necessárias para dar transparência às emendas pagas durante 2020 e 2021. Anteriormente, tanto o presidente do Senado quanto Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, afirmavam ser impossível mapear o destino das emendas e os valores pagos nestes dois últimos anos.

Ainda na última semana, parlamentares votaram e aprovaram um projeto de resolução do Congresso para que algumas medidas de transparência fossem exigidas na execução das emendas de relator, que agora passam a ter o mesmo caráter que as emendas individuais e de bancada – anteriormente, a letra de lei incumbia às RP9 um caráter apenas corretivo e técnico.

Ainda assim, antes da decisão de Rosa Weber, as emendas ainda estavam congeladas, uma vez que o projeto teria validade somente a partir de 2022.

O encaminhamento no STF também abriu espaço para que a CMO (Comissão Mista de Orçamento) aprovasse, nesta segunda (6), o parecer preliminar do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2022 com dotação para emendas de relator, na casa do R$ 1,2 bilhão – mas com teto estipulado em 16,2 bilhões, caso seja essa a vontade dos congressistas.

A votação destrava os prazos para os relatórios setoriais (de acordo com cada pasta) e estabelece as regras para eventuais modificações no projeto.

E Eu Com Isso?

A liberação do pagamento de emendas parlamentares reforça a capacidade de articulação do governo, por meio de sua interlocução com os presidentes das Casas, neste fim de ano – especialmente, de olho na votação do orçamento do ano que vem.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A importância de uma palavra.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.