A volta do feriado prolongado
Enquanto era feriado por aqui, os Estados Unidos divulgaram os dados de payroll na sexta-feira (2), que vieram levemente acima do esperado. Com a criação de 250 mil postos de trabalho nos EUA no mês de outubro (acima das 208 mil novas vagas previstas), o sentimento de que o mercado de trabalho está aquecido derrubou os mercados pelo medo da inflação. Os principais índices norte-americanos ainda seguem no vermelho nesta segunda-feira, também contaminados pelo dia negativo dos mercados asiáticos.
Por aqui, o governo de Jair Bolsonaro está começando. Nesta semana, o presidente eleito já irá para Brasília falar com Michel Temer e iniciar a transição de governo. Seguindo o tom da última semana, os investidores continuarão aguardando a divulgação dos nomes de sua equipe e capacidade em aprovar as reformas esperadas e realizar o ajuste fiscal.
Já a agenda da semana será bem cheia, com a divulgação de diversos indicadores no Brasil e no mundo. Os destaques ficam com a nova taxa de juros (que será divulgada após a reunião do Fed e se encerra na quinta-feira), dados de atividade nos setores industrial e de serviços nos EUA e na zona do euro e, no Brasil, ata do Copom e o índice oficial de preços ao consumidor (IPCA).
E Eu Com Isso?
Ainda que o exterior não seja animador, seguiremos em mais um dia positivo para ativos locais no compasso do bom humor que vem do cenário político.