Levante Ideias - Congresso Nacional

Divulgação do parecer

O parecer da Proposta de Emenda à Constituição 32/2020, que trata da reforma das carreiras do funcionalismo público brasileiro, deve ser divulgado na semana que vem pelo seu autor, o deputado Arthur Maia (DEM-BA).

O projeto, que já passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, encontra-se na comissão especial e está em período de audiências públicas, para debater ponto a ponto o texto original enviado pelo Executivo.

Nesse sentido, o relator deve apresentar entre a próxima quarta (25) e sexta-feira (27) o texto substitutivo e já indicou que haverá mudanças relevantes.

Segundo o cronograma do Executivo, a ideia é votar na comissão o texto na primeira semana de setembro, para, em seguida, levá-lo ao plenário da Câmara.

Maia reviu parte das opiniões que tinha antes das audiências públicas e deve modificar pontos como: a definição do que são carreiras típicas de Estado (que manterão regras de estabilidade); a retirada do “estágio probatório” de concursados; a regulamentação do desempenho de servidores por meio de projeto de lei complementar; e incluir servidores do Judiciário e de outros poderes na PEC, com exceção dos militares das Forças Armadas e da polícia.

Sendo assim, o substitutivo deve modificar consideravelmente o texto original e a tendência é de abrandamento do poder da reforma – como é de costume –, conforme as discussões avancem. 

E Eu Com Isso?

De acordo com o cronograma inicial, o parecer do relator somente seria apresentado na primeira semana de setembro.

No entanto, comenta-se, nos bastidores, que a antecipação da proposta tem a ver com as dificuldades de avanço da Reforma Tributária.

Assim, o governo estaria mudando sua prioridade e enxergando um avanço mais célere da Reforma Administrativa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Fim da CPI da Covid-19.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »
Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.