Discurso de Lula - E Eu Com Isso - Levante

Discurso de Lula

O ex-presidente Lula fez, nesta quarta (10), seu primeiro discurso após os desdobramentos no Supremo Tribunal Federal que o tornaram novamente elegível. Tocando em temas variados, de Covid-19 ao pré-sal e Petrobras, o petista fez questão de, sistematicamente, se antagonizar com o atual governo.

Vale observar alguns trechos do discurso: primeiro, como de praxe, o ex-presidente defendeu a retomada do crescimento econômico por meio de investimentos públicos, demonstrando ainda ter ligações íntimas com o desenvolvimentismo que provocou a enorme crise econômica de 2015 e 2016. Em segundo lugar, Lula também traçou uma linha contra a autonomia do Banco Central e contra as privatizações, demonstrando que sua eventual relação com o mercado teria esses gargalos. Por fim, exaltou a “empresa pública bem gerida” que era a Petrobras durante os governos petistas, convenientemente esquecendo que a gigante petroleira tornou-se a mais endividada do planeta no setor.

De resto, o ex-presidente se posicionou conforme o esperado: inverteu a narrativa da Operação Lava Jato, criticou o afrouxamento do acesso às armas de fogo no Brasil e usou e abusou do nacionalismo para se referir aos Estados Unidos. Direta ou indiretamente, após o ocorrido, Bolsonaro apareceu de máscara em cerimônia oficial no Planalto – algo raríssimo – para anunciar a entrega de 400 milhões de doses de vacina até o fim do ano. Nas redes, interlocutores do presidente iniciaram campanha em defesa da vacinação, com o slogan “nossa arma é a vacina”.

Por fim, Lula até chegou a acenar para o mercado ao se prontificar para conversas com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), duas das maiores entidades ligadas ao setor econômico do País. No pregão desta quarta, contudo, não foram sentidos efeitos do discurso nas negociações.

E Eu Com Isso?

O ex-presidente proferiu um discurso que o colocou de volta ao jogo político, de olho nas eleições presidenciais de 2022. A primeira derivada dos acontecimentos recentes é a antecipação do xadrez político envolvendo o pleito do ano que vem. A consequência negativa disso é a retirada do foco na atividade legislativa, diante de uma preocupação eleitoral cada vez maior. Reformas – que já têm um caminho difícil pela frente – podem ser prejudicadas, nesse sentido.

Especificamente sobre o petista, é extremamente provável que, até 2022, ele ainda seja considerado elegível, mesmo que as ações penais voltem a tramitar nos tribunais. Não parece haver tempo hábil para uma condenação em segunda instância – fato que o enquadraria na Lei da Ficha Limpa. Do ponto de vista dos mercados, uma eventual vitória do PT em 2022 seria, evidentemente, motivo para uma forte reação negativa nos ativos locais. Até lá, porém, há muito chão – e muitos pregões – para se percorrer.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Os bombeiros da Esplanada.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.