Levante Ideias - Câmara

Detalhes travam pautas

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm tido dificuldades em avançar com a agenda do governo por pequenas, mas importantes, divergências. Na Câmara dos Deputados, ainda há muito embate em torno da instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que deve aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021.

Segundo interlocutores, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), não conseguem chegar a um acordo sobre a CMO, já que ambos querem promover o seu nome para a presidência da comissão. Recentemente, Maia propôs votar o Orçamento de 2021 diretamente no plenário e cancelar o recesso parlamentar de janeiro para acelerar a agenda, mas Lira – e o Centrão, por consequência – rechaçou a proposta.

Como pano de fundo dessa disputa, estão as eleições legislativas marcadas para fevereiro do ano que vem. Como Maia não apoia Lira, atualmente o nome preferido do Planalto, as discussões ficam ainda mais truncadas e acabam travando pautas importantes, como o Orçamento e a PEC Emergencial.

Por falta de acordo, também, foi adiada no Senado a votação do projeto que prevê a autonomia formal do Banco Central. O governo trabalhava para colocar em votação no Plenário a pauta ainda nesta quarta (21), ou mesmo hoje, mas esbarrou em resistências dos partidos de oposição. Siglas como PT e DEM somente aceitavam votar a autonomia do Bacen se, na mesma sessão, fosse apreciado um Projeto de Lei sobre operações compromissadas. Ao mesmo tempo, legendas como PSL, Podemos e Cidadania se recusaram a votar o tema das compromissadas porque o parecer da proposta, feito pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), havia sido entregue ao Plenário apenas poucas horas antes das negociações.

Sendo assim, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), optou por adiar a votação da autonomia do Banco Central para o dia 3 de novembro, após o feriado de Finados.

 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.