Levante Ideias - Congresso Nacional

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios e Palácio do Planalto.

O primeiro diz respeito ao consenso quanto à promulgação da PEC dos Precatórios, aprovadas em ambas as Casas Legislativas, mas sujeita à análise, na Câmara, das alterações efetuadas pelos senadores; em segundo lugar, a alta cúpula do Legislativo continua buscando uma maneira de reverter a suspensão sobre o pagamento das emendas de relator (RP9), após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Deputados devem analisar as mudanças feitas no texto original da PEC, mas o regimento interno da Câmara deixa tal tarefa quase impossível de ser concluída ainda este ano. Isto porque o recesso parlamentar começa já no próximo dia 23 e ainda há esforços para construir e votar o orçamento de 2022. Os presidentes das Casas Legislativas continuam debatendo possíveis saídas alternativas.

Já sobre as emendas parlamentares, a tendência é que o Supremo recue da decisão proibitiva, tendo em vista o projeto de resolução aprovado no Congresso e a recente manifestação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a transparência dos pagamentos de emendas em 2020 e 2021.

O senador se comprometeu a, nos próximos 180 dias, tomar as providências necessárias para entregar o fluxo de pagamentos.

Nesta segunda, haverá reunião de líderes, na Câmara e no Senado, para determinar o restante da pauta. Este é mais um ponto de atenção para investidores.

E Eu Com Isso?

Sem grandes novidades no mundo político, esperamos uma semana de pouco impacto nos mercados, à medida, também, que os dois grandes eventos da semana devem ser bem endereçados – evitando grandes sustos do ponto de vista político e econômico.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O começo do fim | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.