Levante Ideias - Congresso Nacional

Destravando a pauta

Com o arrefecimento dos ânimos após a divulgação da Declaração à Nação, carta assinada por Bolsonaro que representou recuo nos ataques aos outros Poderes, o governo tenta recolocar nos trilhos a agenda econômica – principalmente na Casa Legislativa onde há diversos projetos em banho-maria, o Senado Federal.

O Planalto se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), nos últimos dias para firmar um compromisso com o avanço de pautas de interesse do governo nas próximas semanas.

Na lista, estão ao menos cinco matérias: a reforma do Imposto de Renda, o novo marco legal das ferrovias, o novo marco legal do câmbio, a BR do Mar (apelido dado ao novo marco legal da cabotagem) e o projeto de privatização dos Correios.

A iniciativa está sendo encabeçada pelo líder do governo na Casa, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e tem como objetivo acelerar a tramitação destas matérias nas suas respectivas comissões para que elas possam chegar ao Plenário o quanto antes.

O governo sabe que as últimas semanas foram bastante negativas no que se refere à agenda legislativa, em meio a uma série de ruídos políticos.

Ao mesmo tempo, o Senado também deve se debruçar, juntamente ao Executivo, sobre o Auxílio Brasil (programa que substituirá o Bolsa Família) e a solução dos precatórios.

O presidente da Casa pediu um estudo próprio para contornar a questão do pagamento das dívidas judiciais e já existem cerca de cinco alternativas à mesa.

Vale observar que virtualmente o Congresso está já na reta final do ano legislativo e os próximos meses têm feriados que devem tirar uma ou outra sessão plenária do calendário.

Além disso, há o orçamento de 2022, que deve ser discutido com maior ênfase a partir do fim de novembro e se estender até o recesso.

E Eu Com Isso?

Enxergamos a pacificação entre Poderes como necessária para que a possibilidade de avanço de pautas econômicas no Congresso se concretize.

Sendo assim, a segunda quinzena de setembro deve trazer um fluxo de notícias mais positivo vindo de Brasília, principalmente por conta dos esforços do governo – que agora corre atrás do prejuízo para entregar seus projetos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A arte da paz | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.