Levante Ideias - Grupo Dasa EECI

Dasa (DASA3) faz aquisição

Foi divulgada neste domingo, 15 de março, a notícia de que a companhia Dasa (DASA3) realizou a aquisição do hospital São Domingos, referência em São Luís (MA), pelo montante de 2 bilhões de reais.

O pagamento constituirá em 400 milhões de reais em dinheiro, além do saldo com a emissão de 12,5 milhões de novas ações da companhia. Assumindo um múltiplo de 21 vezes EV/Ebitda (assumindo que a Dasa negocie no mesmo múltiplo obtido no IPO da Rede D’Or), este seria equivalente a 1,6 bilhão de reais.

O hospital São Domingos hoje possui 380 leitos, a serem expandidos para 500, com Ebitda estimado de cerca de 135 milhões de reais para 2021. A aquisição ainda ampliará o número de hospitais da Dasa para 14 unidades com um total de 3.200 leitos. A família fundadora anunciou que continuará operando o negócio e apoiando a expansão da companhia nas regiões Norte e Nordeste.

A notícia da aquisição ocorre em momento propício para a Dasa, que deve lançar uma nova oferta de ações, de 5 bilhões de reais, ainda para março. A oferta equivale a um re-IPO, em que os 2,5 por cento de suas ações em mercado deverão subir para um volume de cerca de 10 por cento. O passo seguinte será negociar um prazo com a B3 de forma a se adequar para o float (ações em mercado) mínimo exigido de 25 por cento para o segmento Novo Mercado, ao qual pretende voltar. A oferta ainda segue a regra 476 da CVM, que limita o número de investidores institucionais locais que podem ter acesso à oferta para apenas 75, com alocação em apenas 50. 

Vale ressaltar que a aquisição do novo hospital ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

E Eu Com Isso?

Considerarmos a notícia da aquisição como positiva para a Dasa (DASA3) e por isso esperamos alta no preço das ações para o curto prazo. No entanto, é importante ressaltar que somente 2,5 por cento do capital da companhia é listado na Bolsa, tornando muito baixa a liquidez das ações.

A notícia da expansão da companhia vem logo após a divulgação da sua aquisição do Grupo Leforte por 1,77 bilhão de reais, noticiada em 3 de dezembro. O grupo adquirido possui três hospitais e cinco clínicas localizadas em regiões estratégicas na capital paulista, como os bairros da Liberdade e do ABC, e também na região do ABC Paulista, na Grande São Paulo.

O setor de saúde tem se mostrado muito aquecido desde o início do ano, com muitas empresas do segmento buscando se capitalizar e se expandir. A Dasa, como essas, também sinaliza esse movimento, com a intenção de realizar uma nova emissão de ações e investir na expansão de seu negócio.

Dada a maior concorrência, entendemos que deverá ocorrer também uma maior pressão dos preços praticados nos serviços oferecidos por essas companhias do setor, além de aquisições estratégicas se tornarem cada vez mais disputadas.

Outro efeito esperado da maior capitalização dessas novas entrantes é a disputa por ativos e a competitividade nas fusões e aquisições destas. Por consequência, com essa maior disputa nas aquisições de empresas menores, não listadas, o preço destas tenderá a subir, inflando os seus múltiplos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Aquisição do Grupo Dasa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.