A quinta-feira (15) começou com uma onda de vendas generalizada nos pregões. Os investidores tornaram-se francamente pessimistas devido a duas notícias. Uma delas foi o recrudescimento do número de contaminações pelo coronavírus, no que já está sendo chamado de segunda onda da pandemia. Diversas cidades europeias começaram a falar de novas medidas de restrição e de isolamento social.
O caso mais grave é o da França. Na quarta-feira (14) o presidente Emmanuel Macron decretou estado de emergência. Paris e outras oito metrópoles francesas vão instituir um toque de recolher das 21 horas às 6 horas, com início no sábado (17). E a partir da meia-noite da sexta-feira (16) medidas duras entrarão em vigor em Londres. Os problemas não se resumem à Europa. Um recorde de 22 Estados americanos registrou mais de mil novos casos diários de contaminação pelo coronavírus.
A outra notícia ruim foi a confirmação do que todos os americanos já suspeitavam. O novo pacote de ajuda econômica só virá após as eleições, algo que foi confirmado na quarta-feira pelo secretário do Tesouro americano, Steve Mnuchin. Ele afirmou que não esperava chegar a um acordo sobre um pacote de ajuda ao coronavírus antes da eleição presidencial.
Uma nova onda de fechamento de empresas devido ao aumento dos casos de Covid-19 é um pesadelo para os investidores e empresários. Além de lançar uma sombra de indefinição sobre a economia, com certeza vai estancar qualquer processo de retomada das atividades, o que poderá prolongar o efeito negativo da pandemia sobre os negócios até 2021. Claro, ainda é prematuro prever qualquer um desses movimentos. Não por acaso, os mercados estão em baixa. Na Europa, a maior queda é do índice alemão Dax, que recua quase 3 por cento.
INDICADORES – O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira seu índice mensal de atividade econômica, o IBC-Br. No levantamento referente a agosto, segundo o BC, a atividade econômica cresceu 1,06 por cento em relação a julho, com ajustes sazonais. O resultado ficou abaixo das expectativas, que previam um crescimento dessazonalizado de 1,68 por cento. No caso dos dados observados (sem ajuste sazonal), a atividade econômica tendeu à estabilidade, com uma retração de 0,08 por cento. Em 12 meses, a atividade econômica decresceu 3,67 por cento em termos dessazonalizados, e encolheu 1,52 por cento em termos observados.
INDICADORES 2 – O número de pedidos iniciais de seguro desemprego (jobless claims) nos Estados Unidos na semana encerrada no sábado (10) foi de 898 mil, alta de 53 mil pedidos em relação aos números da semana anterior. O resultado foi pior do que as expectativas, que eram de 825 mil pedidos iniciais.
A confluência entre alta do Covid, confirmação da demora do pacote de ajuda econômica nos Estados Unidos e crescimento da atividade econômica inferior ao esperado vão pressionar os preços das ações nesta quinta-feira. No início dos negócios, os contratos futuros de Ibovespa estão em queda de 0,9 por cento
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.