Levante Ideias - Cosan

Cosan vence leilão e compra a Sulgás

A Compass, subsidiária do Grupo Cosan (CSAN3), foi a vencedora do leilão de privatização da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). O valor da aquisição será de R$ 928 milhões, sendo este o lance mínimo do leilão. A companhia foi a única a fazer uma oferta pelo ativo.

A compra é de 51% do capital da Sulgás, que pertencia ao estado e foi privatizada em leilão realizado pelo governador Eduardo Leite.

Os outros 49% são detidos pela Gaspetro, outra companhia com controle recém adquirido pela Compass (ainda depende da aprovação do Cade). Dessa forma, a Cosan consolida seu controle na empresa gaúcha.

Segundo fato relevante, a conclusão da transação fica sujeita ao cumprimento de determinadas condições, como a aprovação pelos órgãos competentes, homologação do resultado do leilão e adjudicação de seu objeto após a observação do prazo para exercício do direito de preferência de outros acionistas da Sulgás.

E Eu Com Isso?

Vemos a aquisição da Sulgás como positiva para a Cosan, adicionando mais um importante ativo em seu portfólio. A distribuidora de gás natural gaúcha possui atualmente mais de 68 mil clientes em 42 municípios, contando com a exclusividade na distribuição de gás até 2044 pelo modelo de concessão.

Esperamos um impacto marginalmente positivo nas ações da Cosan (CSAN3) no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Fundo da Cosan amplia portfólio.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O dilema do Copom

Nesta semana será realizada a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. A certeza de que a taxa referencial Selic será elevada

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.