copasa-div

Copasa (CSMG3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Copasa (CSMG3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (CSMG3) anunciou na quinta-feira (19), após o fechamento de mercado, os resultados referentes ao quarto trimestre de 2019. Os números vieram bons em termos de receita, Ebitda e lucro líquido.

Os principais destaques positivos foram: o crescimento de 18,4 por cento na receita líquida (acima do aumento de custos) e a melhora no resultado financeiro (queda de 30,2 por cento em 2019).

O principal responsável pelo crescimento da receita foi a combinação entre maior volume medido, que aumentou 4,8 por cento no quarto trimestre, e o reajuste tarifário médio de 8,38 por cento autorizado em agosto, que havia abrangido dois terços do terceiro trimestre e atingiu em cheio este último resultado.

Acreditamos que o resultado deverá ter impacto positivo no preço das ações da Copasa (CSMG3) no curto prazo. A combinação de resultados fortes com crescimento na linha de receita, bem acima da variação dos custos, resultou em ganhos de margens devido à alavancagem operacional da companhia.

O volume distribuído de água cresceu de 3,1 por cento no trimestre e de 3,4 por cento em 2019.

A receita líquida atingiu 1,3 bilhão de reais no trimestre, um aumento de 18,4 por cento na comparação anual. No ano, a receita foi de 4,6 bilhões de reais, 12,3 por cento acima do registrado em 2018.

Os custos totais tiveram aumento de 7,2 por cento no trimestre, bem abaixo do crescimento da receita líquida de 18,4 por cento.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingiu 511 milhões de reais, com margem Ebitda de 38,5 por cento no quarto trimestre, aumento de 3,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2018 (margem de 35,1 por cento).

O lucro líquido totalizou 255,3 milhões de reais no trimestre e 754,4 milhões de reais em 2019, aumento 30,4 por cento.

A Copasa reduziu seu nível de endividamento, com relação dívida líquida/Ebitda de 1,6 vezes no fim de 2019 ante 2,1 vezes o mesmo período de 2018.

Os principais catalisadores das ações da Copasa: revisão do marco regulatório do setor de saneamento no Congresso e sua possível privatização estão temporariamente fora de discussão devido ao coronavírus.

Por fim, a companhia também anunciou pagamento de juros sobre capital próprio (JCP). O valor líquido pago por ação é de 0,56 reais, equivalente a um retorno em dividendos de 1,5 por cento. Serão remunerados os acionistas com base na posição acionária do dia 25 de março e a data do pagamento será definida em assembleia geral ordinária.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Santos Brasil (STBP3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel