Levante Ideias - Construção

Construção civil: obras podem parar em 11 municípios de São Paulo

Construção civil: obras podem parar em 11 municípios de São Paulo

Obras e outras atividades do setor de construção civil na capital e em mais dez cidades do Estado de São Paulo poderão ser paralisadas total ou parcialmente, para assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores, com possibilidade de redução do salário em até 25 por cento, conforme aditivo à convenção coletiva do setor, assinado pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sintracon-SP) na sexta-feira (20).

Assinado pelo presidente do Sinduscon-SP, Odair Senra, e pelo presidente do Sintracon-SP, Antonio Ramalho, o documento permite que empresas do setor adotem medidas em resposta à pandemia de coronavírus até 30 de junho.

Os trabalhadores terão garantia de estabilidade enquanto houver paralisação. A redução salarial será revogada assim que o aditivo for extinto.

Conforme os termos do documento, passa a ser possível a concessão de férias coletivas ou individuais com a notificação prévia de dois dias. Outras duas possibilidades são a licença remunerada durante a quarentena com compensação pelo trabalhador dos dias parados e a adoção do regime de trabalho remoto na residência do empregado, conforme a atividade e o acordo entre empresa e trabalhador.

A notícia é negativa para as ações do setor de construção civil no curto prazo sobretudo para as empresas com foco em São Paulo. O setor vivia o seu alinhamento de estrelas: nível baixo de taxa de juros, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), melhores níveis de emprego e renda, com melhora da confiança do consumidor e disponibilidade de crédito imobiliário. Agora, este alinhamento se desfez ao menos no curto prazo e o setor terá a velocidade de sua retomada reduzida.

Com os estandes de vendas dos imóveis deixando de ser visitados, veremos um impacto negativo nas vendas a partir do último fim de semana. Entretanto, as empresas concentraram boa parte dos seus lançamentos no quarto trimestre para aproveitar o forte momento do setor imobiliário. Felizmente, neste caso, as obras deverão começar apenas no segundo semestre de 2020, mas algumas obras em andamento poderão ser muito afetadas pelas quarentenas.

O impacto no setor de construção civil, que amargou cinco anos de queda no PIB, dependerá da intensidade da desaceleração da economia brasileira, movimento que se intensificou recentemente. Neste momento, a estimativa no PIB se situa entre crescimento zero e retração de 1 por cento em 2020.

O momento é de cautela e conservadorismo, ainda mais no setor de construção civil, que tem ciclo longo e mais risco. Nesse cenário de maior incerteza, o melhor é ter ações de empresas que possuem baixo nível de endividamento e sólida posição de caixa.

O principal catalisador das ações do setor de construção civil é o nível de liquidez das empresas, com foco no vencimento de dívidas corporativas no curto prazo e posição de caixa das empresas.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: É preciso escolher suas construtoras – IPO da Moura Dubeux

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.