Levante Ideias - Banco Central

Como o BC vê a inflação

Na manhã desta quinta-feira (24), o Banco Central (BC) divulgou sua publicação mais encorpada, o RTI (Relatório Trimestral de Inflação).

O Relatório analisa em profundidade as condições das economias brasileira e global, e também as perspectivas para a inflação e para a taxa de juros no Brasil.

Ao longo das 75 páginas do Relatório, o mais notável é a constatação, pelo BC, de que a economia brasileira cresceu mais do que o esperado e que os riscos de inflação, no País e no exterior, permanecem elevados.

Ao analisar o crescimento de 1,2% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro trimestre, o Relatório conclui que “o desempenho positivo ocorreu a despeito do ambiente de recrudescimento da pandemia da Covid-19 e da retirada do auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade, superando as expectativas que grande parte dos analistas econômicos tinham na data do último Relatório de Inflação”.

Com isso, o BC elevou a projeção do crescimento do PIB em 2021 para 4,6%, um ponto percentual acima dos 3,6% da projeção anterior.

O BC listou vários pontos positivos para a economia. O consumo das famílias ficou estável após altas expressivas nos dois trimestres anteriores devido à recuperação parcial do mercado de trabalho e da menor sensibilidade da atividade econômica à pandemia.

“Diante da interrupção do auxílio emergencial e do recrudescimento da pandemia, o resultado mostra resiliência deste componente da demanda”, informou o RTI.

Outro ponto positivo é que os índices de confiança dos consumidores e dos empresários, apesar de ainda se encontrarem abaixo do patamar do fim de 2020 e do nível neutro, cresceram em abril e maio.

Nesse cenário, alguns fatores devem contribuir positivamente para o desempenho da economia nos próximos meses.

“Apesar da redução na oferta de doses previstas para o primeiro semestre e da queda no ritmo observado de vacinação em maio, as perspectivas para a campanha de vacinação continuam positivas. A oferta acumulada até o terceiro trimestre deve superar 300 milhões de doses, o que (…) contribui para reduzir a demanda sobre o sistema hospitalar.”

Tudo maravilhoso à frente?

Vamos com calma. Apesar da evolução mais favorável da atividade global e do avanço no combate à pandemia, o BC vê riscos de inflação.

“A elevação da inflação em alguns países avançados traz incertezas quanto aos próximos passos da política monetária desses países, em especial nos Estados Unidos”.

A consequência é que o apetite por ativos de países emergentes pode se reduzir.

Com isso, o BC torna bem claro que os riscos de uma trajetória ascendente da inflação no Brasil não podem ser descartados.

Os preços de itens importantes na cesta básica, como eletricidade, gás de cozinha e combustíveis permanecem pressionados, e sua influência nos índices de preços ao consumidor é elevada.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa iniciam a sessão em alta, seguindo o bom desempenho dos mercados internacionais e as perspectivas de envio de vacinas dos Estados Unidos para o Brasil.

As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A Selic ameaça a bolsa?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.