Comissões da Câmara

Ainda sem acordo entre partidos, foi novamente adiada a instalação das comissões na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu até a próxima terça-feira (9) para que as legendas se entendessem – caso não haja acordo mais uma vez, o presidente já afirmou que irá distribuir os colegiados entre as bancadas seguindo o critério de proporcionalidade da Casa.

O principal embate pelo comando das comissões se dá entre o PSL e o PSDB e diz respeito à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN). A CCJ, uma das comissões mais importantes, deve ficar mesmo com a deputada Bia Kicis (PSL-DF), que conseguiu vencer as resistências em torno de seu nome.

As comissões são essenciais para a tramitação de propostas legislativas, à medida que nelas são, de fato, discutidos com maior profundidade os detalhes de cada lei e a sua admissibilidade do ponto de vista jurídico. No caso da PEC Emergencial, por exemplo, o processo será excepcionalmente encurtado e levado diretamente ao Plenário na próxima semana, devido à urgência do tema.

E Eu Com Isso?

É esperado que partidos cheguem a um acordo para o comando das comissões e a distribuição dos colegiados é sempre interessante para avaliar a dinâmica de poder no Legislativo. No entanto, o acontecimento é secundário do ponto de vista dos mercados, que devem dar maior atenção à aprovação da PEC Emergencial na Câmara na semana que vem – processo que não deve esbarrar em grandes dificuldades na hora da votação.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Arthur Lira não desafinou.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel