cogna-logo

Cogna (COGN3) – Nova captação para melhorar sua estrutura de capital

Cogna (COGN3) – Nova captação para melhorar sua estrutura de capital

A Cogna (COGN3) anunciou a realização de uma oferta de distribuição primária de 172.117.040 ações ordinárias. O preço por ação será determinado por meio do procedimento conhecido como bookbuilding.

Com base na cotação de fechamento do dia 31 de janeiro, a emissão deve movimentar 2 bilhões de reais, podendo chegar a 2,7 bilhões de reais, caso haja oferta adicional de ações. A oferta deve ser precificada no dia 11/02.

De acordo com o fato relevante emitido pela companhia, os recursos serão destinados para “aquisições de sociedades que atuam no ensino superior e otimização da estrutura de capital da Companhia”.

As empresas de ensino superior seguem numa fase de adaptação após seus anos dourados de grandes lucros, quando o programa de financiamento do governo (Fies) era relevante. Recentemente, a Anima Educação (ANIM3) também concluiu seu processo de captação de recursos junto ao mercado por meio de uma oferta primária.

A Cogna apresentou no terceiro trimestre de 2019, último resultado divulgado, uma dívida líquida de 7,9 bilhões de reais, valor aproximadamente de 3,2 vezes o seu Ebitda. O número, entretanto, engana, já que são considerados itens não recorrentes, reversões de provisões e recebíveis de alunos (que podem sofrer com inadimplência).

Então a oferta vem para auxiliar a empresa em sua estrutura de capital, reduzir o endividamento, e prepará-la para aproveitar a retomada no mercado de ensino.

Além da oferta de ações da própria companhia, existe a intenção da abertura de capital (IPO) de uma de suas controladas, a Vasta, nos Estados Unidos. A empresa pretende vender 20 por cento de sua participação e arrecadar 2 bilhões de reais.

A oferta vem num momento bom para a companhia, dada a sua necessidade de reduzir o endividamento e do alto apetite do mercado por emissões. Assim sendo, a notícia é positiva para os negócios da Cogna, muito embora as ações possam reagir negativamente a divulgação por conta da pressão do volume de vendas.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: Ânima Educação (ANIM3) aprova follow-on.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Logo Gestora Pátria
E eu com isso

Gestora Pátria avalia IPO

Uma das maiores gestoras de Private Equity brasileiro, o Pátria, avalia uma abertura de capital (IPO) na B3. A listagem seria um meio de saída

Read More »
E eu com isso

 O avanço das vacinas

Gradualmente, o que era uma esperança transforma-se em realidade, e a perspectiva de uma vacinação em massa contra do coronavírus passa a ficar mais próxima.

Read More »
E eu com isso

Leilão da CEB

Na sexta-feira (04) vai ocorrer o leilão para privatização da Companhia Energética de Brasília, também conhecida como CE. Nele será vendida a subsidiária CEB-D, responsável

Read More »
E eu com isso

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel