Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Celso de Mello autoriza inquérito de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, autorizou no fim desta segunda-feira (27) a abertura de inquérito para que se apurem as declarações feitas pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. 

O juiz apontou suposta interferência do presidente em inquéritos da PF enquanto esteve no comando do cargo. Já na última sexta (24) – no mesmo dia da demissão de Moro – o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, enviou pedido de abertura de inquérito. Segundo Celso de Mello, os fatos têm relação com o exercício do cargo do presidente, por isso a autorização. Agora, inicia-se a fase de produção de provas, com o ex-ministro devendo apresentar documentos que comprovem suas declarações. 

Como já comentamos durante o fim de semana e no Gabinete Anticaos de ontem, as investigações envolvendo Bolsonaro no STF são um fator de risco relevante para seu governo e será necessário ficar bastante atento aos seus desdobramentos. Na próxima fase, a PGR deve colher provas para decidir se oferece, ou não, uma denúncia sobre o presidente. Nessa etapa, a PGR tem poder de arquivar o processo caso julgar pertinente e não há prazo definido para as investigações.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O fim de Sérgio Moro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.