Levante Ideias - Carrefour

Carrefour deve vender 11 lojas para aprovar aquisição do Grupo Big

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) informou que a SG (Superintendência-Geral) do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) emitiu, na terça-feira (25), um despacho com a recomendação de aprovação da aquisição do Grupo BIG pela companhia, mediante a celebração de ACC (Acordo em Controle de Concentrações) que prevê medidas estruturais em relação ao comportamento concorrencial que deverão ser adotadas pelo Carrefour. Entre os termos do acordo entre o Carrefour e a SG estão 11 lojas na lista de recomendações para venda.

A proposta de ACC negociada pela SG com o Carrefour e com o Grupo BIG prevê o desinvestimento de algumas lojas, mas em patamar inferior àquele divulgado na declaração de complexidade emitida pela SG em 12 de novembro de 2021. Sem revelar os números, o Carrefour informou que os fechamentos são de menos de 10% da base total dos estabelecimentos do Grupo BIG, que possui hoje 388 lojas.

Além da venda de supermercados, hipermercados e atacarejos, a proposta estipula ainda alguns compromissos relacionados à não-concorrência e manutenção econômica dos pontos até a efetivação da transferência. Porém, segundo a análise da SG, não há riscos concorrenciais nos mercados de atacado e distribuição de postos de combustíveis.

A transação será agora analisada pelo tribunal do Cade, que tem até junho de 2022 (caso decida utilizar o prazo máximo regulamentar, incluindo extensões) para decidir de forma definitiva sobre as recomendações da SG, incluindo os termos do ACC (Acordo em Controle de Concentrações) negociado. Após o fechamento da operação, o Carrefour irá iniciar os trabalhos para a conversão das 388 lojas (sendo 63 Maxxi, 43 Sam’s Club, 86 BIG, 45 Super Bompreço, 54 Nacional e 97 TodoDia).

E Eu Com Isso?

O Cade já havia emitido uma declaração de complexidade da operação, de forma que já era esperado pelo Carrefour que a autarquia determinasse alguns remédios para a aprovação da operação, o que, segundo a companhia, não altera as expectativas já divulgadas pelo Grupo. Dessa forma, esperamos um impacto ligeiramente positivo nas ações CRFB3 no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Carrefour está aberto a nova proposta de rival francesa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.