Carrefour Logo - E Eu Com Isso - Levante Ideias

Carrefour Brasil (CRFB3): Resultado do 4T20 e de 2020

O Carrefour Brasil apresentou seus resultados do 4T20 e do consolidado do ano na noite desta quarta-feira (17), após o fechamento de mercado. O resultado foi bom e veio acima do esperado em termos de vendas líquidas.

A empresa apresentou mais uma vez um crescimento de dois dígitos nas vendas, puxado pela inflação de alimentos no Brasil que veio em alta forte ao longo do ano, além de expansão e maturação das lojas, principalmente no segmento de atacado (Atacadão).

Os principais destaques positivos foram:

i) Crescimento no 4T20 foi de 24,1 por cento e no ano as vendas líquidas cresceram 19,7 por cento, alcançando 67,64 bilhões de reais, no consolidado de todos os segmentos. Destaque para a métrica Vendas em Mesmas Lojas (Like for Like – LfL no release da companhia) com crescimento de 17,6 por cento no Atacadão e 19,6 por cento para o Multivarejo no ano de 2020.

ii) Redução nas despesas de vendas e administrativas no ano relativo à parcela das Vendas Líquidas Totais, com queda de 1,3 ponto percentual, representando 12,4 por cento em 2020 contra 13,7 por cento em 2019, contribuindo para a melhoria de margens.

iii) Crescimento forte do lucro líquido da companhia de 43 por cento na comparação anual, alcançando 2,758 bilhões de reais no ano fechado de 2020, com margem de 4,1 por cento contra 3,4 por cento em 2019.

Já no campo negativo temos:

i) Queda na margem bruta consolidada de 22 por cento para 20,6 por cento em 2020, puxado pela piora dessa métrica no segmento Atacadão, que reduziu de 15,4 para 15,0 por cento de margem bruta no ano.

ii) Queda forte no Ebitda (métrica de geração potencial de caixa) do banco Carrefour em 36,5 por cento no ano de 2020, fechando em 698 milhões de reais, principalmente por maiores despesas referentes às provisões para inadimplência do cartão de crédito.

Em novembro a empresa lançou um novo aplicativo, o “Meu Carrefour”, com promoções e o programa de fidelidade personalizados, que segundo a companhia, vem aumentando o engajamento e o tíquete médio dos clientes e as compras utilizando o aplicativo já representa 75 por cento das compras recorrentes na rede. 

E Eu Com Isso?

O Carrefour mais uma vez apresentou um forte resultado, crescendo seus resultados acima da média de mercado, impulsionado pela forte expansão de sua rede de atacado (Atacadão) que já representa um pouco mais de 70 por cento de suas vendas líquidas.

Esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (CRFB3) no curto prazo, de modo a apresentar resultados robustos, com margens saudáveis, mesmo em cenário de forte expansão, o que ainda abre espaço para melhoria ligeira na rentabilidade.

Apesar da queda na margem bruta, a companhia foi capaz de compensar com a diluição de custos fixos, devido à forte expansão de receita, melhoria de margem Ebitda significativa no segmento de Varejo (super e hipermercados – de 5,5 por cento para 7,3 por cento) e estratégia comercial com aumento de participação das compras B2B (Business to Business) no Atacadão.

Com baixa baixo nível de endividamento medido pela relação dívida líquida/Ebitda de 0,28 vezes, o Carrefour gerou um fluxo de caixa livre robusto de 2,426 bilhões de reais em 2020, segundo as informações do release da companhia, mesmo com desembolso para a compra de redes Makro, que se encontra em fase final de conclusão (restam mais 5 lojas) e conversões destas lojas para o Atacadão.

Com isso a empresa mudará sua política de dividendos que irá prever uma distribuição de até 45 por cento do lucro líquido do exercício (antes até 25 por cento) e a gestão irá recomendar à Assembleia Geral um pagamento adicional de 759 milhões de reais em proventos. Adicionado aos 482 milhões de reais já pagos antecipadamente em 2020, o total de dividendos ficará em 0,62 reais por ação, o que daria um retorno em dividendos de cerca de 3,1 por cento, considerando o preço das ações no último fechamento de mercado a 20,13 reais por ação.

A combinação de expansão forte do Atacarejo e esforço de aumentar a rentabilidade do Multivarejo, combinada com o crescimento do engajamento dos clientes com o auxílio da frente digital (otimização de ofertas e recorrência), o Carrefour tem sido capaz de crescer acima do mercado em ritmo consistente. Essa expansão foi influenciada positivamente pela pandemia, que mudaram os hábitos de consumo da população brasileira, optando pelas compras online e descontos maiores, que são possíveis somente em redes grandes e consolidadas como o Carrefour.

Essa estratégia de crescimento parece ter ainda vida longa para as grandes redes, com bastante espaço para consolidação no setor de Varejo Alimentar, sobretudo pelo crescimento da participação nas compras via canais digitais e integração do mundo físico com digital (Omnicanal).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Carrefour confirma proposta.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.