Carrefour Logo - E Eu Com Isso - Levante Ideias

Carrefour Brasil (CRFB3) dobra aposta no atacarejo

Carrefour Brasil (CRFB3) dobra aposta no atacarejo

O Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou neste domingo (16), em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a compra de 30 lojas do Makro Atacadista no País. A operação foi efetuada por meio de seu braço Atacadão e totaliza 1,95 bilhão de reais.

O Carrefour pretende converter a bandeira das novas lojas para Atacadão num período de 12 meses após o término da transação, condicionada à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Das 30 lojas adquiridas, 22 são próprias e oito são alugadas. Além disso, a compra inclui 14 postos de combustíveis anteriormente administrados pelo Makro. As 30 lojas tiveram uma venda bruta de 2,8 bilhões de reais no ano passado e têm grande complementariedade geográfica com o Atacadão.

A companhia espera que a conversão aumente as vendas em mais de 60 por cento e que a estrutura de custos seja otimizada. Considerando a abertura de 20 novas lojas Atacadão em 2019, a operação representa uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão.

Esperamos impacto positivo no curto prazo para as ações do Carrefour Brasil (CRFB3) enquanto seu concorrente, Grupo Pão de Açúcar (PCAR4), pode ser impactado negativamente. A transação dobra a aposta do Carrefour no atacarejo, formato que mais cresce em vendas, tanto na companhia como em seu principal concorrente.

Com a transação, o Atacadão se expandirá principalmente no Rio de Janeiro (sete lojas) e no Nordeste (oito lojas). O movimento é o mais importante do Carrefour Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007. Com isso, a operação do Atacadão (Carrefour) fica bem maior que a operação do seu principal concorrente, o Assaí, atacarejo do Pão de Açúcar. Em termos de faturamento o Assaí (PCAR4) é cerca de 32 por cento menor do que o Atacadão (CRFB3) uma vez concluída a transação.

Enquanto isso, o Makro continuará operando suas 24 lojas em São Paulo que, apesar de mais lucrativas, ficaram de fora por questões de concentração geográfica. No Estado de São Paulo, o Makro faturou 3,5 bilhões de reais em 2019.

A aquisição tem um múltiplo implícito de EV / Receita Líquida de 0,8x ante 0,6x para as ações do Carrefour, atualmente sendo que a operação comprada pelo Carrefour deu prejuízo operacional em 2019. Além disso, como muitas dessas lojas são antigas, um investimento considerável deverá ser demandando.

Mais detalhes poderão ser divulgados durante a teleconferência a ser realizada no próximo dia 21, um dia após a divulgação de números do Carrefour Brasil referentes ao quarto trimestre de 2019.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Pão de Açúcar (PCAR4): Venda de rede de postos de gasolina

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.