Câmara conclui votação da MP da redução de jornada e salários

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (28), a Medida Provisória (MP) 936/20, que permite que salários sejam reduzidos junto com a jornada de trabalho durante o estado de calamidade pública relacionada ao coronavírus. A MP também permite que o contrato trabalhista seja suspenso. 

As regras valem para quem tem carteira assinada e para contratos de aprendizagem e de jornada parcial e o texto prevê o pagamento de um benefício emergencial pelo governo aos trabalhadores. Caso haja redução do salário ou suspensão do contrato, será garantido o pagamento de uma parte do seguro-desemprego por até 90 dias ou 60 dias, respectivamente. 

A MP é a primeira que não tem relação direta com ações especificamente voltadas ao coronavírus e agora segue para análise do Senado Federal. A votação de ontem era importante para analisar como a nova base aliada do governo, composta também pelo Centrão, se comportaria. O que foi visto foi esse grupo na linha de frente da agenda do governo e a aprovação de quatro destaques de interesse do Planalto. Da mesma forma, uma mudança no texto original, feita pelo relator Orlando Silva (PCdoB-SP), ampliava a base de cálculo na compensação e foi derrubada pelo governo e Centrão.

O governo ficou satisfeito com o desempenho dos parlamentares que agora compõem a base governista na Câmara. Isso significa que a coalizão com o Centrão está rendendo frutos para ambas as partes e deve continuar daqui para a frente. A votação era vista como o primeiro grande teste de lealdade e legendas como PP e Republicanos, entre outras recém-embarcadas no governo, foram aprovadas. O fato é positivo para o Executivo, na medida em que ele ganha mais força para promover a agenda governamental no Congresso.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Auxílio sancionado com veto: promessa mantida

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel