BTG Pactual Logo - E Eu Com Isso - Levante Ideias de Investimentos

BTG faz nova aquisição

Nesta terça-feira (6) o BTG Pactual (BPAC11) comunicou ao mercado que adquiriu a participação da Caixa Econômica Federal no Banco Pan (BPAN4). Com isso, o BTG passa a ter controle sobre a empresa. O BTG já participava do co-controle do Banco Pan há mais de uma década.

Nos termos da operação, o BTG irá pagar 3,7 bilhões de reais, valor que corresponde a 11,42 reais por ação para adquirir a participação que representa 49,2 por cento do capital votante (ações ON) e 26,8 por cento do capital total do Banco Pan.

Em dezembro, o BTG tinha 44,85 por cento de participação no Banco Pan, assim com a aquisição de mais 26,8 por cento, passando a ter aproximadamente 71,65 por cento de participação no capital do Pan.

A princípio, havia a expectativa de que a venda de participação da Caixa no Pan seria feita através de uma oferta de ações na bolsa, com o BTG tendo preferência de compra das ações para comprar uma parcela suficiente para ter o controle do banco, porém o BTG decidiu comprar a totalidade da oferta.

A Caixa não considerava o Banco Pan como um ativo estratégico há algum tempo, em Setembro de 2019 a companhia já havia vendido parte de sua participação a 8,43 reais por ação. É esperado que a venda gere um lucro de 1,6 bilhão de reais para o banco estatal, além de uma diminuição na necessidade de capital regulatório.

A transação ainda está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores, incluindo Banco Central e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia seja positiva para todos os envolvidos. O BTG Pactual passa a ter controle de um ativo que conhece bem e acredita ter valor estratégico em sua expansão digital para o varejo. O Banco Pan passa a ser controlado por uma única instituição que o vê como uma peça importante e a Caixa consegue se desfazer de um ativo não estratégico. Com isso, esperamos impactos positivos no preço das ações do BTG (BPAC11) e do Banco Pan (BPAN4) no curto prazo.

Acreditamos que tanto as ações do Banco BTG Pactual quando as do Banco Pan passarão a ter uma melhor precificação no mercado, sem a pressão vendedora (“overhang”) da Caixa nas ações do Banco Pan e com um único controlador no Banco Pan que é o BTG Pactual.

O BTG Pactual tem se mostrado bastante ativo no mercado, realizando aquisições para complementar sua estratégia digital e entrar com força no varejo. Nesta segunda-feira também foi anunciada a conclusão da aquisição da corretora Necton, cujo a negociação foi anunciada no final de Outubro do ano passado.

As ações do BTG Pactual (BPAC11) vem tendo uma boa performance, com valorização de 5,4 por cento em 2021 até aqui, apesar do número não parecer muito elevado, os três grandes bancos privados no país, Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) apresentam quedas variando entre 3,8 e 12,7 por cento. Já o Banco Pan (BPAN4) teve uma valorização de 17,9 por cento em 2021 até aqui.

Acreditamos que o foco das atenções do mercado no BTG estará na performance do BTG+, banco digital desenvolvido pela companhia para entrar com força no mercado do varejo. Os bancos digitais têm ganhado destaque no mercado tanto pelas valuations quanto por seu crescimento. O Nubank recentemente foi avaliado em mais de 130 bilhões de reais em sua última rodada de investimentos, valor superior ao próprio BTG e ao Banco do Brasil. Além disso, tanto o Banco Inter (BIDI11) quanto o Next (banco digital do Bradesco) apresentaram crescimento acima de 100 por cento na quantidade de clientes em 2020. As ações do banco Inter valorizaram 189 por cento no ano de 2020.

Acreditamos que o principal catalisador para as ações do BTG Pactual (BPAC11) está na maior visibilidade quanto a performance do BTG+. Uma maior participação dessa linha de negócio deve provocar uma mudança de precificação para múltiplos vistos em empresas de tecnologia, assim como o caso do Banco Inter (BIDI11) e da XP. O lançamento do banco digital ocorreu em setembro de 2020, porém de forma restrita, com abertura para o público em geral em Janeiro de 2021.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Números do BTG (BPAC11)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Discurso de Lula - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Lula elegível

O Supremo Tribunal Federal confirmou em plenário, nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, a decisão liminar proferida pelo ministro Edson Fachin há cerca

Read More »
BNY Mellon - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da BNY Mellon do 1T21

O Bank of New York Mellon, ou simplesmente BNY Mellon (BK) apresentou nesta sexta-feira (16), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel