Levante Ideias - Blog Pactual

Números do BTG (BPAC11)

O BTG Pactual divulgou nesta terça-feira (9), antes da abertura do mercado, seu resultado do último trimestre de 2020. Os números vieram bons e acima das expectativas, o banco foi capaz de entregar forte crescimento como visto nos outros trimestres do ano.

O lucro líquido ajustado em 4T20 veio em 1,3 bilhões de reais, um crescimento de 24,5 por cento na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. No ano como um todo o lucro líquido ajustado foi 4,0 bilhões de reais, 5,7 por cento maior em relação a 2019. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) recorrente foi de 19,1 por cento.

A receita do banco BTG foi de 2,8 bilhões de reais no trimestre, um crescimento anual de 13,6 por cento, atingindo assim no ano uma receita total de 9,3 bilhões de reais, um crescimento de 11,7 por cento em relação a 2019.

A principal linha de receita da companhia, Sales and Trading, teve um crescimento anual de 10,9 por cento atingindo 752 milhões de reais no trimestre, reflexo de uma forte atividade dos clientes e boa performance da mesa de crédito.

A carteira de crédito do banco seguiu a tendência vista ao longo do ano e continuou sua expansão, atingindo 73,7 bilhões de reais, um aumento anual de 68,3 por cento, com destaque para o segmento de pequenas e médias empresas, que apesar de ainda pouco participativo (cerca de 13 por cento), apresentou o forte crescimento anual, aumentando em mais de 4,3x. A expansão da carteira impulsionou o crescimento anual de 160,2 por cento na receita do de empréstimos no trimestre, atingindo 596 milhões de reais.

A área de investment banking apresentou o melhor resultado desde a abertura de capital, com forte crescimento de 68 por cento no ano, atingindo 515 milhões de reais no trimestre e 1,3 bilhão de reais em 2020, representando um crescimento de 39,8 por cento no ano. O destaque do segmento foi o aumento expressivo no valor total das transações de M&A em 2020 que aumentaram em 4,0 vezes.

As despesas operacionais tiveram um aumento anual de 5 por cento no trimestre, atingindo 1,0 bilhão de reais. Em 2020, o crescimento foi de 13 por cento, resultando em 3,8 bilhões de reais, reflexo dos aumentos de 18 e 35 por cento nos bônus e salários respectivamente.

E Eu Com Isso?

O resultado foi acima do esperado, com todas as linhas mais importantes apresentando números positivos, especialmente no crescimento de receita e lucro líquido. Enquanto os 3 maiores bancos privados do país apresentaram uma queda de lucro, o BTG teve um crescimento em 2020.Esperamos que os números tenham impacto positivo no preço das ações do BTG Pactual (BPAC11) no curto-prazo.

O banco atingiu um retorno sobre patrimônio líquido (ROE) de 19,1 por cento no trimestre, chegando em 16,9 por cento em 2020, um patamar acima do ROE de 2020 apresentado pelos bancos Itaú (14,8 por cento) e Bradesco (13,8 por cento), e abaixo do Santander (19,1 por cento).

Considerando somente as linhas de receita operacional, isto é, excluindo o efeito das receitas com juros, participações em outras empresas e investimentos do banco, o resultado foi ainda mais expressivo, com forte crescimento de 30,7 por cento. Ou seja, o banco foi capaz de crescer de maneira mais relevante em suas principais linhas de receita durante o ano.

Ativos sob custódia (AuC) e os ativos sob gestão (AuM) somados apresentaram um crescimento de 38,1 por cento atingindo 377 bilhões de reais, um bom resultado, porém inferior a XP inc. (XP:NASDAQ) que apresentou em sua prévia operacional um crescimento de 61 por cento do AuC no mesmo período. As receitas com Asset Management e Wealth Management apresentaram crescimento anual de 17 e 39 por cento respectivamente.

Um dos poucos pontos negativos do resultado foram as receitas não operacionais da companhia, as receitas com principal investments tiveram queda de 43 por cento no ano, atingindo 730 milhões de reais, impactado por um menor resultado das empresas investidas em 2020. A receita com a participação em outras companhias caiu 23 por cento na comparação anual, atingindo 362,1 milhões de reais, atribuído principalmente a um 2019 com ganhos acima da média. O resultado dos ganhos com juros e outros da companhia caiu 41 por cento em 2020, resultando em uma receita de 313 milhões de reais, impactado pela redução dos juros do banco central em relação ao ano interior

O principal catalisador para as ações do BTG Pactual (BPAC11) está na maior visibilidade quanto a performance do BTG+, o banco digital criado pela companhia. Uma maior participação dessa linha de negócio deve provocar uma mudança de precificação para múltiplos vistos em empresas de tecnologia, assim como o caso do Banco Inter (BIDI11). O lançamento do banco digital ocorreu em setembro de 2020, porém de forma restrita, com abertura para o público em geral em Janeiro de 2021

Junto com o resultado do quarto trimestre, foi divulgado na imprensa uma entrevista com Rodrigo Cury, sócio chefe do BTG, falando sobre a estratégia do BTG+. O banco digital tem como público-alvo uma classe média alta, com altas expectativas com relação a seu plano premium com mensalidade de 29,90 reais e serviços como ferramentas para gestão financeira e acesso a conteúdo da “Exame”, veículo de mídia do banco. Enquanto isso, outros competidores vêm apostando em uma série de serviços gratuitos para expandir sua base de clientes.

Os bancos digitais têm ganhado destaque no mercado tanto pelas valuations quanto por seu crescimento. O Nubank recentemente foi avaliado em mais de 130 bilhões de reais em sua última rodada de investimentos, valor superior ao próprio BTG e ao Banco do Brasil. Além disso, tanto o Banco Inter (BIDI11) quanto o Next (banco digital do Bradesco) apresentaram crescimento acima de 100 por cento no número de clientes em 2020. As ações do banco Inter valorizaram 189 por cento no ano de 2020.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Acordo da Oi e Fundo do BTG

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.