braskem

Braskem (BRKM5) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

A Braskem (BRKM5) divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2020. Os números vieram em linha com as expectativas em termos de receita líquida, mas abaixo do esperado em termos de Ebitda e lucro líquido.

A receita líquida de vendas caiu 3 por cento entre janeiro e março deste ano ante o mesmo período do ano passado, chegando a 12,6 bilhões de reais. Na comparação com o quarto trimestre de 2019, a receita foi praticamente a mesma.

Do lado negativo, o Ebitda recorrente decepcionou, seja em dólar ou em real. Em dólar, a queda foi de 34 por cento na comparação anual. Em real, a queda foi de 22 por cento. A queda do Ebitda foi em função de menores spreads no mercado internacional.

A empresa também reverteu lucro líquido atribuível aos acionistas de 928 milhões de reais no primeiro trimestre de 2019 em prejuízo de 3,65 bilhões no mesmo período de 2020. O prejuízo também é 25 por cento maior na comparação com o quarto trimestre do ano passado, quando as perdas chegaram a 2,9 bilhões de reais.

Assim como nas empresas de papel e celulose, por exemplo, o prejuízo ocorreu em função, principalmente, do impacto da variação cambial do período já que a empresa possui dívida em moeda estrangeira, além do ciclo de baixa do setor petroquímico que sofre com a queda da demanda provocada pela Covid-19.

Após os fracos números reportados no trimestre, esperamos uma reação do mercado levemente negativa no preço das ações da Braskem (BRKM5) no curto prazo.

Entre janeiro e março, o Ebitda recorrente da companhia atingiu 1,31 bilhão de reais, queda de 22 por cento em relação a 1,68 bilhão registrado no mesmo período do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2019, quando chegou a 993 milhões, houve alta de 32 por cento. Em dólar, o Ebitda recorrente da Braskem foi de 294 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, queda de 34 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já o resultado financeiro ficou negativo em 6,254 bilhões de reais no primeiro trimestre, ante perdas de 923 milhões reportadas um ano antes. A alavancagem da companhia, medida pela relação dívida líquida/Ebitda em dólares, passou de 4,7x em dezembro para 5,8x no fim de março.

Segundo o presidente da Braskem, Roberto Simões, a empresa segue focada na disciplina na alocação de capital como forma de manter a sua posição robusta de caixa. A empresa já cortou o valor que seria investido neste ano de 721 milhões de dólares para aproximadamente 600 milhões de dólares.

Desde a mínima no dia 23 de março, as ações da Braskem acumulam uma impressionante alta de 191,8 por cento contra 43,2 por cento do Ibovespa.

Em fevereiro iniciou-se uma conversa sobre uma possível migração das ações da Braskem para o Novo Mercado da B3. Entretanto, o diálogo ainda não ganhou corpo, mas a listagem no Novo Mercado pode melhorar a imagem da Braskem diante do desgaste de sua controladora Odebrecht e facilitar o processo de venda da empresa, inclusive com a saída da Petrobras do capital da empresa. No final de maio, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que acredita ser viável vender a fatia da estatal na Braskem entre o fim deste ano e o início de 2021.

O principal catalisador das ações da Braskem é um evento: a venda da empresa, com a saída da Odebrecht e da Petrobras.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Alupar (ALUP11): Resultados do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel