nova cpmf

Bolsonaro apoia CPMF

O presidente Jair Bolsonaro declarou, neste fim de semana, que deu o aval para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, coloque em discussão o imposto sobre transações digitais. Há algum tempo atrás, nem mesmo o presidente apoiava a recriação de um imposto que lembrasse a CPMF.

Atualmente, porém, a posição do presidente é de que se pode discutir o imposto sem nenhum grande problema e cabe à população definir se ele será rejeitado ou aceito como uma nova forma de arrecadação. Bolsonaro lembrou também que não haverá aumento da carga tributária e que há de ter contrapontos para a criação de um novo imposto: “pode ser o imposto que você quiser, você tem que ver por outro lado o que vai deixar de existir”.

A declaração faz parte de uma mudança estratégica na condução do governo sobre a reforma tributária. Uma vez que a primeira parte, entregue no meio de julho, não teve grandes repercussões positivas, a equipe econômica resolveu acelerar a entrega da segunda parte da reforma – cujo imposto sobre transações está previsto – para meados de agosto.

Sendo assim, Guedes precisa do apoio de Bolsonaro na discussão, até porque a recriação de um imposto nos moldes da CPMF deve ser bastante polêmica e tem fortes resistências no Congresso Nacional. Para o mercado, ainda não está claro qual seria os efeitos econômicos de um imposto nestes moldes, mas é importante verificar que presidente e ministro da Economia estão na mesma página.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.