Levante Ideias - BBDC

Bancos se reinventam

Durante a crise gerada pelo COVID-19, o movimento nas agências bancárias caiu cerca de 70 por cento, acentuando a tendência do maior uso de canais digitais que já vinha acontecendo nos últimos anos. Por isso os principais bancos não enxergam uma volta às agências após a crise e estão apostando tanto numa redução da sua presença física quanto em uma nova abordagem para o uso das agências.

Durante este período com maiores restrições de aglomeração, as transações digitais chegaram a representar cerca de 74 por cento do total no varejo, segundo dados da Febraban. Porém vale notar que para bancos como o Bradesco, o percentual de transações digitais chega a 98 por cento neste mesmo segmento.

A aposta, tanto do Santander quanto do Bradesco e Banco do Brasil, é não só enxugar a estrutura física das agências, principalmente em grandes cidades, mas também converter os espaços em lugares que visam melhorar o relacionamento com seus clientes. Os bancos pretendem assim usar suas agências para que seus clientes conversem com os gerentes e negociem operações mais complexas, enquanto fazem transações mais simples de maneira online.

E Eu Com Isso?

Apesar da notícia trazer um pouco mais de cor para a estratégia dos bancos para o curto prazo, acreditamos que a redução de custos através da redução da estrutura física já era conhecida pelo mercado e por isso não enxergamos grandes impactos para as ações do setor.

No longo prazo, acreditamos que a estratégia é muito interessante para os grandes bancos. Atualmente, a maioria dos clientes opta pelo uso do canal digital ou da agência, caso a mudança de abordagem seja bem sucedida, os canais terão finalidades diferentes e o cliente passará a ir à agência com o intuito de se relacionar melhor com o banco e fechar operações mais complexas.

Enxergamos esse novo modelo como uma resposta às fintechs e bancos digitais que continuam a crescer sua participação no mercado com modelos totalmente digitais. Dessa forma os bancos tentam se diferenciar de uma maneira a qual esses novos players não conseguem, alavancando sua presença física para tentar gerar melhores relacionamentos e consequentemente mais negócios.

Outro ponto importante é que os clientes atualmente não gostam de ir em agências, essa atividade está associada a esperas longas e muitas dificuldades em resolução de problemas. Com isso essa estratégia visa também melhorar a imagem do banco com sua base de clientes, na nossa visão, mais uma vez tentando impedir que seus clientes migrem para esses novos players.

As ações dos grandes bancos vêm tendo um bom desempenho desde Novembro, juntamente com o Ibovespa, apesar disso, acreditamos que os valuations seguem descontados e ainda há espaço para mais crescimento. Os principais catalisadores para as ações dos grandes bancos são o aumento da concorrência, a chegada do open banking e os impactos do novo sistema PIX, implantado no final deste ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Ibovespa zerou as perdas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.