bancos

Bancos: proibição de distribuição de dividendos acima do mínimo (ITUB4, BBDC4, BBAS3, SANB11)

O Conselho Monetário Nacional (CMN) vedou na segunda-feira (6), de maneira temporária, a distribuição por instituições financeiras (bancos) de dividendos acima do mínimo obrigatório previsto em estatuto social. Além disso, proibiu, também temporariamente, a distribuição de juros sobre capital próprio (JCP) e o aumento de remuneração dos administradores dessas instituições.

As proibições valem até o dia 30 de setembro de 2020 e tem o objetivo de “evitar o consumo de recursos importantes para a manutenção do crédito e para a eventual absorção de perdas futuras”

Segundo o Banco Central, as instituições financeiras estão com níveis de capital e liquidez em patamares confortáveis, “bem acima dos requerimentos mínimos estabelecidos”.

De acordo com o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, a decisão do BC neste momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus é “sensata” e “compreensível”. O Bradesco e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) também se posicionaram a favor da medida, pois o BC garante a estabilidade da economia para, no pós-crise, o país ter condições de uma volta segura dos financiamentos para consumo e novos investimentos.

A medida seria negativa dentro de um contexto de normalidade econômica pois reduz a flexibilidade de distribuição de dividendos/JCP pelos bancos (ITUB4, BBDC4, BBAS3, SANB11). Porém, dado o cenário de incerteza, não acreditamos que o impacto no valor de mercado dos bancos será grande, pois estimamos que bancos já tenderiam a ser conservadores ao distribuir dividendos/JCP.

As ações dos bancos tiveram um excelente pregão na última segunda-feira (6). Todos os grandes bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander) avançaram entre 7 a 11 por cento no pregão de ontem, sendo os principais responsáveis pela alta de 6,5 por cento do Ibovespa. A reação de ontem deixou claro que o mercado também enxerga a medida da mesma forma que os executivos dos grandes bancos, uma medida temporária e necessária para preservar a liquidez do sistema financeiro e de crédito às empresas.

Muitas outras empresas também suspenderam e/ou adiaram os pagamentos de dividendos/JCP para preservar caixa, medida sensata devido ao momento de incerteza com a pandemia do coronavírus.

O momento de aperto na liquidez pode ser propício para os grandes bancos fazerem aquisições de fintechs e de bancos digitais. Nessa linha, o Bradesco está em negociações para comprar uma participação minoritária no banco digital C6.

Em relação à aquisições, o CEO do Itaú afirmou: “não me preocupo se o BC vai permitir que os bancos façam aquisições neste momento, pois não estamos olhando para aquisições, expansão de negócios neste momento. Não digo que não faremos no futuro.”

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Open banking é prioridade para BC e Inter (BIDI4/BIDI11) divulga prévia operacional

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.