Fonte: Dino

Open banking é prioridade para BC e Inter (BIDI4/BIDI11) divulga prévia operacional

Open banking é prioridade para BC e Inter (BIDI4/BIDI11) divulga prévia operacional

Na quinta-feira (9), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), declarou que o open banking é uma prioridade para a instituição. Em linhas gerais, essa medida prevê o compartilhamento de dados entre os bancos brasileiros. Com base nessas informações, as instituições poderiam oferecer produtos e serviços aos clientes da concorrência. A ideia é aumentar a competição entre os bancos e, assim, pressionar os juros cobrados por eles a cair.

Também na quinta-feira, o Banco Inter (BIDI4/BIDI11) divulgou sua prévia operacional do quarto trimestre deste ano. O banco atingiu a marca de 4,1 milhões de clientes e bateu o recorde de abertura de contas no trimestre ao cadastrar, em média, mais de 13 mil contas por dia útil.

Outro destaque da prévia é o grande aumento da originação de crédito, que atingiu 4,3 bilhões de reais em 2019 e 1,4 bilhão no 4T19, crescimento de 75 por cento em relação à 2018 e 86 por cento em relação ao 4T18.

O open banking acirra a disputa no setor bancário ao favorecer bancos digitais e fintechs, aumentando a concorrência para os grandes bancos. As ações dos grandes bancos (ITUB4, BBAS3, BBDC4 e SANB11) reagiram negativamente à notícia, com quedas entre 1,5 por cento e 2 por cento, muito maiores do que a baixa de 0,26 por cento no Índice Bovespa.

Acreditamos que o resultado operacional do Banco Inter deve impactar positivamente suas ações (BIDI11) no curto prazo. Para o Inter, mais importante do que a abertura de contas é o número de contas ativas, que também acelerou no trimestre. O número de clientes ativos no trimestre atingiu 2,3 milhões, com crescimento de 169 por cento frente ao 4T18.

Em 2019, o desempenho das ações dos quatro grandes bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander) ficou abaixo da média do mercado, com os investidores antecipando uma possível queda nos volumes e nas margens oriundas dessa maior concorrência. Após a fala do presidente do BC, as ações dos grandes bancos voltaram a cair.

Embora essa notícia seja relevante para o setor, esse movimento não chega a ser uma novidade. Acreditamos que a maior parte deles continuará a ter desempenho abaixo do índice, com boa parte dos seus rendimentos vindos da distribuição de dividendos.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Banco Inter (BIDI4): mais liquidez, governança e valor

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política Sem Aspas

As vantagens competitivas de Brasília

Nesses quase três anos de Levante, pude absorver muitos novos conteúdos relacionados ao mercado financeiro e trocar muito conhecimento relevante com outros membros da equipe.

Read More »
E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel