Levante Ideias - Open Banking

Open banking é prioridade para BC e Inter (BIDI4/BIDI11) divulga prévia operacional

Open banking é prioridade para BC e Inter (BIDI4/BIDI11) divulga prévia operacional

Na quinta-feira (9), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), declarou que o open banking é uma prioridade para a instituição. Em linhas gerais, essa medida prevê o compartilhamento de dados entre os bancos brasileiros. Com base nessas informações, as instituições poderiam oferecer produtos e serviços aos clientes da concorrência. A ideia é aumentar a competição entre os bancos e, assim, pressionar os juros cobrados por eles a cair.

Também na quinta-feira, o Banco Inter (BIDI4/BIDI11) divulgou sua prévia operacional do quarto trimestre deste ano. O banco atingiu a marca de 4,1 milhões de clientes e bateu o recorde de abertura de contas no trimestre ao cadastrar, em média, mais de 13 mil contas por dia útil.

Outro destaque da prévia é o grande aumento da originação de crédito, que atingiu 4,3 bilhões de reais em 2019 e 1,4 bilhão no 4T19, crescimento de 75 por cento em relação à 2018 e 86 por cento em relação ao 4T18.

O open banking acirra a disputa no setor bancário ao favorecer bancos digitais e fintechs, aumentando a concorrência para os grandes bancos. As ações dos grandes bancos (ITUB4, BBAS3, BBDC4 e SANB11) reagiram negativamente à notícia, com quedas entre 1,5 por cento e 2 por cento, muito maiores do que a baixa de 0,26 por cento no Índice Bovespa.

Acreditamos que o resultado operacional do Banco Inter deve impactar positivamente suas ações (BIDI11) no curto prazo. Para o Inter, mais importante do que a abertura de contas é o número de contas ativas, que também acelerou no trimestre. O número de clientes ativos no trimestre atingiu 2,3 milhões, com crescimento de 169 por cento frente ao 4T18.

Em 2019, o desempenho das ações dos quatro grandes bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander) ficou abaixo da média do mercado, com os investidores antecipando uma possível queda nos volumes e nas margens oriundas dessa maior concorrência. Após a fala do presidente do BC, as ações dos grandes bancos voltaram a cair.

Embora essa notícia seja relevante para o setor, esse movimento não chega a ser uma novidade. Acreditamos que a maior parte deles continuará a ter desempenho abaixo do índice, com boa parte dos seus rendimentos vindos da distribuição de dividendos.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Banco Inter (BIDI4): mais liquidez, governança e valor

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Fim de festa ou ponto de compra?

As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Reajuste para servidores

Na contramão do que foi acordado com o ministério da Economia e de olho nas eleições de 2022, o presidente Bolsonaro pediu ao ministro Paulo

Read More »
Levante Ideias - Tik Tok
E eu com isso

ByteDance (TikTok): Dados Financeiros

Segundo informes financeiros enviados aos empregados e divulgados pelo Wall Street Journal, a ByteDance, dona do aplicativo TikTok e outros, apresentou forte crescimento de resultados

Read More »
Levante Ideias - Banco Inter
E eu com isso

Inter na disputa das corretoras

Em meio a um acirramento da disputa no mundo das corretoras, com XP (XP:NASDAQ) e BTG Pactual (BPAC11) competindo pelos escritórios de agentes autônomos (AAIs), o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel