Levante Ideias - Bolsonaro

Avaliação negativa do governo permanece praticamente igual

A nova pesquisa conduzida pela XP, em parceria com a Ipespe, aponta que a taxa de reprovação do governo Bolsonaro chegou a 50 por cento. Para esta parcela da população, a atuação do governo é considerada ruim ou péssima. 

O resultado está dentro da margem de erro em relação à última pesquisa (do dia 30 de abril), quando 49 por cento dos entrevistados avaliaram o governo negativamente. Já a avaliação positiva do governo variou também dentro da margem de erro, decrescendo dois pontos percentuais com relação à última pesquisa e ficando na casa dos 25 por cento. 

Outro dado a ser destacado é sobre os rumos da economia: para 57 por cento dos brasileiros, a política econômica do governo atual caminha na direção contrária, enquanto somente 28 por cento entendem que ela está no caminho correto. 

Por fim, quando perguntados sobre o coronavírus, 68 por cento dos entrevistados afirmaram que “o pior ainda está por vir” e 22 por cento entendem que a pior parte da pandemia já passou. O Ipespe realizou mil entrevistas via telefone, entre os dias 16 e 18 de maio, sendo a margem de erro de 3,2 pontos e o intervalo de confiança de 95 por cento.

Ocorreu um aumento da avaliação negativa do governo na margem de erro. A continuidade do aumento da avaliação negativa desde o início do governo permite algumas conclusões: a primeira é sobre a repercussão negativa da forma com a qual o presidente vem lidando com a pandemia. Em segundo lugar, os 50 por cento reforçam a tendência de que a avaliação negativa fique em cerca de metade da população, já que não houve diminuição desde as últimas pesquisas. 

Por fim, destaca-se que, talvez, a base mais fiel do eleitorado de Bolsonaro esteja se desidratando, já que os níveis de aprovação do governo rondavam em torno de um terço e agora parecem mais próximos de um quarto. De qualquer forma, os números não foram nenhuma surpresa e não devem gerar qualquer tipo de impacto nos mercados.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo acena com medidas adicionais de estímulo à economia

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.