A empresa de resseguros IRB Brasil RE (IRBR3) anunciou na noite de quarta-feira (8), em um fato relevante, que foi aprovado o aumento do capital social da Companhia. O valor ficará entre 2,1 bilhões e 2,3 bilhões de reais, mediante a emissão de ações para subscrição privada.
Serão emitidas entre 303 milhões e 331,9 milhões de ações ordinárias, a depender do tamanho final do aumento de capital. O preço de emissão ficou definido em 6,93 reais por ação, 25,64 por cento abaixo do último preço de fechamento de 9,32 reais por ação.
Os acionistas terão direito de preferência para subscrever ações na proporção de 0,36 nova ação ordinária para cada 1 ação de que forem titulares no fechamento do pregão da B3 do dia 13 de julho de 2020, equivalente a 35,94 por cento da posição.
O prazo de exercício do direito de preferência para subscrição de ações terá início em 14 de julho de 2020 (inclusive) e término em 12 de agosto de 2020 (inclusive).
Os acionistas Bradesco e Itaú comprometeram-se a, no mínimo, acompanhar o aumento de Capital em suas participações proporcionais no capital da Companhia, de cerca de 15,4 por cento e 11,3 por cento, respectivamente.
Os Investidores-âncora consideram, ainda, absorver as ações eventualmente não subscritas durante o período de subscrição, para que a Companhia tenha garantia de receber recursos do aumento de capital.
A capitalização do IRB (IRBR3) é uma etapa fundamental para resolver o problema de 2,1 bilhões de reais referente ao desenquadramento de reservas técnicas apontado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Como a emissão tem um prazo longo e está sendo realizada com um desconto significativo em relação às cotações do mercado, o preço das ações deve ficar pressionado para baixo neste período.
Como a diluição é grande, os acionistas minoritários devem aderir ao aumento de capital do IRB. Outra opção seria vender o papel hoje, o que esperamos que possa trazer uma pressão negativa adicional nas ações no curto prazo.
Para que os investidores-âncora Itaú e Bradesco dessem garantia firme na oferta, é possível que tenham exigido um grande desconto no preço das ações.
Durante a divulgação de seu resultado trimestral, a companhia confirmou a fraude nas reservas técnicas e já havia anunciado a intenção de realizar um aumento de capital que agora acabou de vir à tona.
A nova gestão deu bons sinais de melhora de governança corporativa e transparência. Porém, o resultado do primeiro trimestre divulgado no dia 29 de junho veio abaixo do esperado e a teleconferência com analistas e investidores na tarde do dia 30 de junho evidenciou o longo caminho a ser percorrido até a recuperação da companhia.
A capitalização melhora um pouco a visibilidade sobre os próximos passos da companhia, mas continuamos enxergando as ações de IRB Brasil (IRBR3) como muito arriscadas, ainda que o recuo no preço das ações que atingiu 76 por cento no ano (ante queda de 14 por cento do Ibovespa) possa indicar que as ações estejam atrativas em um primeiro momento.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: IRB Brasil (IRBR3): a tempestade continua