Posto de gasolina - Levante

As tentações da intervenção

O petróleo é uma commodity estratégica. Não é um acaso que na maioria dos países sua prospecção e extração sejam responsabilidade de empresas estatais. Em um país como o Brasil, com grande extensão territorial e predomínio do modal rodoviário no transporte de cargas, a produção de petróleo e o preço dos combustíveis têm um potencial – sem trocadilhos – explosivo. Uma alta descontrolada do custo do diesel e da gasolina pode parar o País (como ocorreu em 2018). Combustível mais caro quer dizer comida mais cara, especialmente para quem ganha menos, algo com grande capacidade de provocar solavancos no governo. Por isso o peso das declarações do presidente Jair Bolsonaro na noite da quinta-feira (18).

Em sua costumeira “live” semanal, ele considerou o aumento dos combustíveis anunciado também na quinta-feira como “fora da curva” e “excessivo”. Bolsonaro disse que não vai intervir na Petrobras. Mas ele afirmou que “terão consequências” as declarações de Roberto Castello Branco, presidente da estatal, de que “não tem nada a ver com caminhoneiros”. O presidente aproveitou a “live” para anunciar a renúncia dos impostos federais sobre o gás de cozinha e a interrupção da tributação federal sobre o óleo diesel por dois meses.

Há alguns anos, um ex-ministro da Fazenda comentou um momento de depreciação do real em relação à moeda americana com uma frase tão óbvia quanto verdadeira. “O problema do dólar flutuante é que o danado flutua”, disse ele. Ou seja, o dólar não se movimenta necessariamente na direção que interessa ao governo. Aliás, o movimento tende a ser na direção contrária, mostrando claramente que o governante do momento está fazendo alguma barbeiragem.

Por isso, além de lançarem uma grande incerteza para os acionistas da estatal, as declarações do presidente mostram como é difícil para os governantes resistir à tentação de dirigir os movimentos da mão invisível do mercado. Devido aos extraordinários e necessários gastos com o auxílio emergencial devido à pandemia, as contas públicas estão em uma situação delicada. Renunciar momentaneamente e sem estudos a qualquer fatia da arrecadação agrava o quadro. Lança mais incerteza sobre o equilíbrio fiscal, e eleva os prêmios de risco exigidos por essa entidade mítica chamada mercado para comprar ativos brasileiros, tanto públicos quanto privados.

Internacional

As ações nos Estados Unidos iniciam o dia com um leve movimento de alta, estimuladas pelas declarações de Janet Yellen, secretária do Tesouro (equivalente a Ministra da Fazenda) dos Estados Unidos. Yellen voltou a defender o pacote de estímulos econômicos de 1,9 trilhão de dólares proposto pelo presidente Joseph Biden, e minimizou os riscos de uma explosão da inflação americana, algo que preocupou os investidores ao longo da semana.

E Eu Com Isso?

A sexta-feira começa com um movimento de baixa. Os contratos futuros de Ibovespa iniciam a última sessão da semana com uma queda de 0,8 por cento, em uma resposta às declarações do presidente da República sobre os combustíveis.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Economia dos EUA.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.