Levante Ideias - Sergio Moro

As exéquias da Lava Jato

Foi um dos velórios mais longos de que se tem notícia. Durou mais de dois anos, mas foi concluído na tarde da terça-feira (23). Ontem, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), alterou seu voto anterior, proferido em março de 2018, e decidiu a favor da suspeição do juiz Sérgio Moro na condução dos processos da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após esse prolongado rito fúnebre, a maior operação de combate à corrupção já realizada pelo Judiciário brasileiro está oficialmente sepultada.

O impacto dessa decisão será profundo. É questão de tempo para os demais acusados e condenados pedirem a anulação de suas sentenças e prepararem seu retorno ao cenário político, o que vai embaralhar de vez as cartas da sucessão presidencial. As eleições agendadas para 2022 pareciam já estar definidas. No entanto, no dia 8 de março, o ministro Edson Fachin anulou as condenações de Lula. Apesar de a decisão ainda ter de ser confirmada pelo plenário do Supremo, em teoria isso torna o ex-presidente um “ficha limpa” e permite uma eventual candidatura. E a provável volta de Lula à disputa insere uma nova variável nas já complicadas equações eleitorais.

É difícil medir o peso político do ex-presidente, que foi julgado e condenado, e permaneceu 580 dias encarcerado na sede da Polícia Federal em Curitiba. O Lula que, eventualmente, aparecerá nas máquinas de votação no ano que vem é sem dúvida menor do que o candidato vitorioso em quatro eleições, duas em que concorria pessoalmente, e duas apoiando Dilma Rousseff. O quanto menor é a pergunta de vários bilhões de dólares. Medir a preferência do eleitorado é algo difícil em circunstâncias normais. Em um país devastado pela pandemia, a complicação aumenta exponencialmente.

E, ainda que seja possível medir o tamanho de Lula na preferência do eleitorado, a questão seguinte é: qual Lula está disputando a Presidência? O Lula fiscalmente responsável da Carta ao Povo Brasileiro de 2002 ou o Lula gastador pós-2008? O presidente que manteve Henrique Meirelles à frente do Banco Central (BC) por oito anos, ou o presidente que se aliou gostosamente ao Centrão para impedir as investigações do Mensalão e do Petrolão ainda em seu primeiro mandato?

Ainda não há respostas para essas perguntas, e nem se sabe se a decisão será sacramentada pelo plenário do Supremo. Mas isso acrescenta novas doses de incerteza a um cenário já bastante indefinido.

Se Lula é uma incógnita, o atual presidente também é. Não custa lembrar que, em 2018, o então candidato Jair Bolsonaro empunhava uma bandeira liberal, privatista e favorável às reformas. O presidente Bolsonaro avançou pouco com as reformas, desidratou o ministro Sérgio Moro, interveio na Petrobras e demorou um ano para ceder aos fatos de que há uma pandemia e que é preciso vacinar maciçamente o povo para contê-la. Qual desses dois Bolsonaros será candidato, o liberal ou o populista? Outra questão de vários bilhões de dólares.

Cenário Internacional

Os preços do petróleo vêm mostrando uma volatilidade elevada. Na terça-feira as cotações caíram devido a notícias de uma terceira onda da pandemia na Europa e da redução dos prognósticos para o crescimento da economia alemã em 2021. A estimativa agora é de um avanço de 3,7 por cento, abaixo dos 4,1 por cento previstos anteriormente. Divulgada na terça-feira (23), a nova estimativa derrubou os preços do petróleo em mais de 6 por cento. No entanto, as cotações estão subindo mais de 2 por cento nesta quarta-feira com notícias de que um navio porta-contêineres encalhou no canal de Suez, e está bloqueando a passagem, travando uma das principais rotas comerciais que abastece a Europa com petróleo.

Na manhã desta quarta-feira, os contratos futuros do petróleo do tipo Brent eram negociados a 62,38 dólares, alta de 2,62 por cento, e os contratos do petróleo do tipo West Texas Intermediate (WTI) eram negociados a 59,35 dólares, alta de 2,75 por cento. Os contratos de ferro com teor de 62 por cento eram negociados a 167 dólares por tonelada.

E Eu Com Isso?

A quarta-feira começa com uma alta nos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500. No entanto, o dia pode ser marcado por volatilidade, na expectativa de mais um pronunciamento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, diante do Senado americano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Discurso de Lula.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.