Levante Ideias - Auxílio Emergencial

Arthur Lira não desafinou

É possível contar a história do pregão da B3 na quarta-feira (03) com alguns poucos números. O Ibovespa fechou com uma leve queda de 0,32 por cento. No momento de maior valorização, a alta ante a véspera era de 0,77 por cento. No instante mais tenso, a queda era de 3,65 por cento. Entre a máxima e a mínima, o Ibovespa oscilou 4.932 pontos.

Um movimento parecido ocorreu com o dólar. No mercado a vista, a moeda americana encerrou a 5,666 reais, praticamente estável em relação à véspera. No momento mais tenso, o dólar era negociado a 5,77 reais, alta de quase 2 por cento. Na mínima, a taxa de câmbio recuou a 5,637 reais, queda de 0,5 por cento. Entre a máxima e a mínima, a oscilação foi de quase 13 centavos.

Como explicar tanta volatilidade? Com duas palavras: Arthur Lira. O deputado do PP do Sergipe, presidente da Câmara dos Deputados, serviu de bombeiro durante toda a quarta-feira, período da discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, mais conhecida como PEC do Teto de Gastos. Lira conseguiu o que parecia impossível, a aprovação da prorrogação do pacote de auxílio emergencial sem que isso ameaçasse a solidez do teto de gastos. Na prática, o governo poderá gastar até 44 bilhões de reais com o benefício, mas essa fatura não será contabilizada com as demais despesas correntes. Além disso, Lira conseguiu bloquear uma proposta dos senadores governistas. Por essa proposta, o Bolsa Família também ficaria fora do teto de gastos. Isso permitiria gastos de 34,9 bilhões de reais, dinheiro que seria destinado a emendas parlamentares. Ou seja, a boa e velha gastança irresponsável. Afinado, Lira conseguiu que as votações não saíssem do tom nem ameaçassem a solvência das contas públicas no curto prazo, apesar de a situação não dar sinais de melhora em um horizonte de tempo mais longo.

Mesmo sendo de curto prazo, porém, o alívio com a votação no Congresso foi muito bem recebido pelo mercado. Depois de algumas semanas sofrendo com decisões do Executivo que contrariam a racionalidade econômica, como as intervenções nos preços dos combustíveis e as alterações na tributação sem muitos estudos prévios, a decisão do Senado em primeiro turno de conter gastos potenciais de quase 35 bilhões de reais mostra que há alguns limites em Brasília. Seria otimismo demais esperar que o Congresso tenha, subitamente, se tornado um baluarte da austeridade. No entanto, a mera sinalização de uma atitude um pouco mais responsável foi o suficiente para fornecer um alívio aos investidores.

E Eu Com Isso?

Apesar de os contratos futuros do índice americano S&P 500 estarem em baixa, o mercado futuro de Ibovespa inicia o dia com uma alta de 1 por cento, mostrando que a animação do encerramento dos negócios na véspera deve prosseguir no pregão desta quinta-feira.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Pressão pelo auxílio.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.