De acordo com informações de mercado, a Microsoft (MSFT) deve anunciar nos próximos dias uma nova aquisição, possivelmente na Microsoft Inspire 2021, conferência para parceiros mundiais da empresa.
Trata-se de uma companhia chamada de RiskIQ, fundada em 2009 e que atua no setor de cibersegurança.
A aquisição deve movimentar aproximadamente US$ 500 milhões, todos pagos em caixa.
O RiskIQ é usado por oito das dez maiores instituições financeiras dos EUA e por cinco das nove empresas líderes de Internet do mundo.
A empresa está sediada em San Francisco, Estados Unidos.
Ademais, esta é a terceira aquisição da Microsoft associada a sistemas de segurança e proteção para hardwares, softwares e dados eletrônicos.
Na última semana, a companhia adquiriu a startup ReFirm Labs e um ano atrás, a CyberX.
De acordo com levantamentos especializados em fusões e aquisições, esta é a 396º transação relevante dentro do setor de tecnologia neste ano.
E Eu Com Isso?
A aquisição é pouco relevante vis-à-vis o valor e os lucros da Microsoft. O montante movimentado na aquisição representa apenas 0,02% do valor de mercado da gigante do software.
Do ponto de vista estratégico, porém, vemos com bons olhos, mas com baixo potencial de fazer preços no curto prazo.
A RiskIQ já vinha trabalhando com a Microsoft para ajudá-los a compreender melhor o escopo do problema e o progresso feito na atualização dos sistemas da Microsoft Exchange Server.
A startup implementa sistemas automatizados para notificar as milhares de organizações afetadas e trabalha em conjunto com a comunidade de segurança cibernética para fornecer recursos e resposta a incidentes.
Em suma, o mercado de cibersegurança segue aquecido. Algumas estimativas setoriais estimam que o setor deve crescer a taxas acima dos 10% nos próximos anos.
A quantidade de dados armazenados e trabalhados pelas grandes corporações é enorme e crescente, representando ao mesmo tempo um ativo que pode ser explorado, um risco.
Logo, investir na segurança dos mesmos é algo que podemos definir como uma tendência.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—