Segundo informações de mercado divulgadas nesta segunda-feira (17), após o fechamento das negociações, a Amazon (AMZN) está interessada em adquirir a Metro-Goldwyn-Mayer, mais conhecida pela sigla MGM, em um acordo que pode chegar a 9 bilhões de dólares.
A MGM – conhecida por distribuir franquias de sucesso como James Bond e Rocky – já teria se aproximado da Amazon meses atrás, quando decidiu utilizar parte dos serviços oferecidos pela AWS (Amazon Web Services). O estúdio passou por bons e maus momentos nos últimos anos, e a possibilidade de venda estava sendo levantada há algum tempo.
Se confirmada, será a maior aquisição da gigante do varejo em direção ao entretenimento. Em 2020 a receita da Amazon associada aos “Serviços de Assinatura” foi de aproximadamente 25 bilhões de dólares, 6,5 por cento do total. No relatório de resultados mais recente, a companhia afirmou ter chegado à marca de mais de 200 milhões de assinantes no Amazon Prime.
Impactos no Mercado
Vemos o interesse da Amazon no estúdio MGM como positivo, embora haja pouca visibilidade na relação de preços do negócio. Em adição, enxergamos pouco impacto relevante no preço das ações AMZN associados a tal notícia, visto que o negócio representa apenas 0,5 por cento do valor de mercado trilionário da companhia. A sua posição financeira é sólida, com mais de 30 bilhões de dólares em caixa líquido.
É a segunda notícia relevante no mercado de mídia internacional. As companhias estão mexendo seus tabuleiros para se fortalecer diante do novo paradigma vigente. A base de consumidores está migrando suas assinaturas do cabo/satélite para serviços de streaming.
A Amazon quer, claramente, fortalecer o serviço prestado por meio da assinatura, que confere, além de diversas vantagens, acesso ao Prime Video. Embora tal informação não seja explicitada pela companhia, o Prime tende a operar com margem operacional isolada negativa. Contudo, ele alimenta os demais negócios via fidelização. O cliente i) aumenta sua frequência de compras através das plataformas Amazon, ii) eleva seu ticket-médio e iii) aumenta o tempo de relacionamento com a empresa.
Estas três variáveis formam o conceito de “Lifetime Value” e mede o valor da jornada do cliente com a companhia. Acreditamos que a Amazon esteja monitorando este tipo de indicador e premeditando que o custo associado à compra da MGM irá compensar os potenciais ganhos no futuro.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—