multiplan-div

Aliansce Sonae (ALSO3), brMalls (BRML3), Iguatemi (IGTA3) e Multiplan (MULT3) reduzem horário de funcionamento

Aliansce Sonae (ALSO3), brMalls (BRML3), Iguatemi (IGTA3) e Multiplan (MULT3) reduzem horário de funcionamento

As empresas de shopping centers Aliansce Sonae (ALSO3), brMalls (BRML3), Iguatemi (IGTA3) e Multiplan (MULT3) informaram na terça-feira (17), via fato relevante, que passarão a funcionar em horário reduzido a partir desta quarta-feira (18). Trata-se de uma medida de prevenção em um esforço para minimizar a disseminação do coronavírus.

Os shoppings funcionarão temporariamente, em horário reduzido de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h. Esse será o horário de funcionamento das praças de alimentação. As lojas irão operar das 14h às 20h.

As empresas afirmaram que as medidas visam atender as recomendações das autoridades da Saúde e também informaram que, com o horário diferenciado, os shopping centers seguirão oferecendo serviços essenciais para a sociedade, como centros médicos, farmácias e serviços de conveniência.

O Aliansce Sonae foi além e também informou que as praças de alimentação e restaurantes terão suas ocupações restringidas a 30 por cento de suas lotações enquanto os serviços de delivery das praças de alimentação funcionarão normalmente. Essa foi uma medida anunciada pelo Governador do Rio de Janeiro, que deve afetar também os shopping centers da Multiplan (Barra Shopping).

Acreditamos que o impacto é negativo no preço das ações de shopping centers (ALSC3, BRML3, IGTA3, MULT3) no curto prazo, pois as empresas do setor já seriam prejudicadas com o menor movimento nos centros de compras devido às quarentenas e à restrição de movimentação da população.

Além do limite de ocupação em suas praças de alimentação e restaurantes, a Aliansce Sonae também informou a adoção em larga escala da prática de home office, rodízio de times para as funções essenciais, reuniões com fornecedores e parceiros via videoconferência e cancelamento de eventos.

A curva de casos confirmados no Brasil, que superou 300 pessoas ontem, é idêntica à da Itália. Por isso, toda prevenção é válida neste momento para evitar um colapso do sistema de saúde.

Com a redução do horário de funcionamento, o cenário se parece muito com o que foi visto no segundo trimestre de 2018 quando tivemos Greve dos Caminhoneiros e Copa do Mundo no mesmo período. Por isso, apesar do impacto negativo no curto prazo, a retomada do consumo das famílias e da confiança do consumidor podem e devem fazer com que os shoppings centers voltem aos seus melhores dias uma vez superada a pandemia. A resposta do Governo Federal ao coronavírus e a contenção da doença são os principais catalisadores no curto prazo.

As quarentenas devido ao coronavírus são a explicação para o desempenho negativo das ações de shopping center em 2020: queda de 45 por cento para ALSC3, redução de 41,8 por cento para BRML3, IGTA3 negativo em 41,7 por cento, desvalorização de 41 por cento para MULT3, comparada à queda acumulada de 35,5 por cento no Ibovespa em 2020.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Pânico geral: caos no mercado financeiro

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel