reforma da previdência

Agora vai

Após o adiamento da votação da PEC Emergencial na semana passada devido à inclusão de pontos polêmicos na proposta, Executivo e Legislativo fecharam acordo para votar a medida no Senado em dois turnos, na terça (2) e na quarta-feira (3).

O governo considera fundamental a aprovação prévia da proposta para, então, encaminhar ao Congresso a Medida Provisória que deve retomar o auxílio emergencial neste primeiro semestre. Segundo sinalizações de Bolsonaro, o auxílio deve durar quatro meses e ficar no valor de 250 reais mensais. A PEC, por sua vez, prevê o acionamento de medidas de contenção de gastos como contrapartida à viabilização política do auxílio.

Apesar da retirada do fim do piso sobre a saúde e a educação da PEC, líderes do Senado ainda pressionam para desidratar ainda mais a proposta que será votada nesta semana. Um novo relatório será apresentado nesta segunda-feira, com a possibilidade de ceder em mais pontos polêmicos para que a PEC seja aprovada – é o caso do corte nos repasses do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o BNDES e a desobrigação do governo no financiamento de precatórios de estados e municípios.

Ao mesmo tempo, a equipe econômica mostra-se intransigente quanto aos pontos mais vitais do ajuste fiscal e alerta para os efeitos negativos na economia caso eles venham a ser retirados. Na avaliação de governistas do Senado, é melhor que se desidrate a PEC até um patamar aceitável para o ministério da Economia do que correr o risco de senadores votarem somente a autorização do auxílio, fatiando a proposta.

E Eu Com Isso?

A tendência é que o novo relatório desta segunda (1) venha mais desidratado, mas retirando apenas pontos considerados secundários para o Executivo. O governo precisa de 49 votos dos 81 senadores e tem tido dificuldades para reunir o apoio dos partidos independentes (MDB e PSDB, duas das maiores bancadas partidárias no Senado) e também de alguns partidos do Centrão, como o PSD e o PL.

Finalmente – e em que pese o grande prejuízo, em termos fiscais, com relação à proposta original da PEC Emergencial enviada pelo governo – a proposta deve ser aprovada no Senado e seguir para a Câmara dos Deputados. Sua aprovação deve animar o mercado durante a semana, ainda que o ajuste previsto tenha impactos ainda não quantificados e seja de médio para longo prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Afinal, a Eletrobras será privatizada? | Política Sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.