Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Agenda pós-eleição

Como era de se esperar, o governo já planeja retomar a agenda econômica no Congresso Nacional após esse domingo (15) de eleições. A partir da próxima terça-feira (17), o Planalto vai se reunir com líderes partidários da Câmara e do Senado para negociar um pacote de votações ainda em novembro.

No Senado Federal, a ideia é colocar em votação o novo marco regulatório do gás, a nova lei de falências (ambas as matérias já aprovadas na Câmara), o programa de microcrédito que vem sendo desenhado – ainda em fase inicial – para substituir o auxílio emergencial, e a PEC dos Fundos Públicos, que desvincula parcela importante do orçamento de uma série de fundos que estão, hoje, parados.

Já na Câmara, a intenção do governo é votar o novo marco da cabotagem (navegação entre portos marítimos feita sem perder a costa de vista), para facilitar o trânsito comercial da costa brasileira. Ainda, está nos planos do pacote de votações o projeto de renegociação da dívida de estados, a autonomia do Banco Central e a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O problema é que, em meio a esse pacote ambicioso, há outros projetos parados em ambas as Casas Legislativas. Entre Medidas Provisórias, Projetos de Lei de interesse de deputados e senadores e o próprio Orçamento de 2021, o tempo até o recesso legislativo, marcado para o dia 22 de dezembro, é bastante curto.

Nesse sentido, seguimos mais céticos quanto ao avanço da maioria das pautas citadas acima. Acredita-se que há espaço para a aprovação de uma ou outra matéria, mas o pacote completo não deve ser tratado por deputados e senadores – seja por uma questão de tempo, seja pela dificuldade que o Planalto vem enfrentando em promover sua agenda.

Vale lembrar que, como pano de fundo, existe as eleições legislativas de fevereiro de 2021, que tornam os grupos políticos mais divididos e dificultam a formação de consensos. Já para o mercado, a agenda é positiva, mas secundária: a grande preocupação ainda segue sendo o teto de gastos e como todas as despesas previstas para 2021 serão acomodadas dentro desta regra fiscal. Passando as eleições municipais, esse será o foco no noticiário doméstico.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.