bolsa de valores

CPI de Brumadinho: impacto negativo para as ações da Vale (VALE3) – 03/07

CPI de Brumadinho: impacto negativo para as ações da Vale (VALE3)

O relator da CPI de Brumadinho, o senador Carlos Viana, apresentou ontem o relatório final sobre a tragédia da Vale. O relatório apresentado propõe alguns indiciamentos de 14 pessoas da empresa. Entre os crimes: homicídio culposo, lesão corporal e crimes contra a flora e poluição 14 pessoas, O ex-presidente Fábio Schvartsman consta na lista.

Além disso, outro ponto tem impacto não somente para a Vale, mas como para o setor inteiro de mineração. O documento também propõe a criação de um novo imposto para o setor. Ele funcionaria como royalties na mineração, principalmente em mineradores de grande porte.

E Eu Com Isso?

A notícia é bem negativa para as ações da Vale e também para o setor de mineração. Ontem, as ações da Vale (VALE3) fechou em forte queda de -4,21 por cento e CSNA3 em queda de -3,30 por cento.

No campo da economia, a operação de mineração cria uma externalidade negativa para a sociedade devido ao alto risco de acidentes. A ideia com o novo tributo é realizar a ‘internalização dessa externalidade’. Ou seja, as mineradoras precisam arcar com o risco da operação delas e não mais a sociedade.

Temos falado desde o início do ano que as ações da Vale (VALE3) estão com uma relação risco e retorno que não faz sentido. O nível de risco percebido nas operações da Vale aumentou muito. O novo panorama trará grandes impactos para todo o setor de mineração como um todo, com forte aumento da regulação nas operações de mineração. Da mesma forma, espera-se um controle mais rígido e acompanhamento das barragens de maneira a evitar tragédias civis e ambientais.

Confira

Quer saber o que é preciso para começar a investir? Veja aqui!

Ebook – Como Investir em Ações

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Logo Gestora Pátria
E eu com isso

Gestora Pátria avalia IPO

Uma das maiores gestoras de Private Equity brasileiro, o Pátria, avalia uma abertura de capital (IPO) na B3. A listagem seria um meio de saída

Read More »
E eu com isso

 O avanço das vacinas

Gradualmente, o que era uma esperança transforma-se em realidade, e a perspectiva de uma vacinação em massa contra do coronavírus passa a ficar mais próxima.

Read More »
E eu com isso

Leilão da CEB

Na sexta-feira (04) vai ocorrer o leilão para privatização da Companhia Energética de Brasília, também conhecida como CE. Nele será vendida a subsidiária CEB-D, responsável

Read More »
E eu com isso

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel