Levante Ideias - Usiminas

Acidente interrompe alto-forno da Usiminas

A siderúrgica Usiminas (USIM5) informou, na manhã de segunda-feira (27), que houve um acidente em seu alto-forno 2 na usina de Ipatinga (MG). Por conta do acidente, as operações do alto-forno serão suspensas por um período de 3 a 5 meses.

A companhia não deu mais detalhes em relação ao acidente, mas segundo notícias veiculadas na mídia, o cone maior do alto-forno desabou dentro do equipamento, o que afetou a estrutura do refratário.

Esse mesmo alto-forno passou por uma reforma em 2020 que custou R$ 67 milhões, voltando a operar apenas em junho deste ano.

E Eu Com Isso?

O equipamento danificado possui capacidade de produção de 600 mil toneladas de ferro-gusa por ano. Portanto, o impacto potencial na companhia pode chegar a 275 mil toneladas que podem ser deixadas de produzir.

Para não deixar de cumprir com suas entregas, a Usiminas deve comprar placas de terceiros. No primeiro semestre deste ano, a companhia adquiriu 1,32 milhão de toneladas de placas no mercado, cerca de 50% das vendas do período.

Além da nova reforma para o conserto do equipamento, que pode chegar a R$ 30 milhões, a maior compra de placas de terceiros tende a aumentar os custos da empresa enquanto a produção do alto-forno estiver suspensa, visto o custo maior de comprar placas no mercado.

Porém, em um primeiro momento, a Usiminas deve utilizar seu estoque, para que os impactos sejam mitigados. Com a notícia negativa, as ações USIM5 fecharam o dia em queda de 2%.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Vale, Gerdau e Usiminas disparam com recuperação do minério.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.