Tenda EECI

A fábrica da Tenda

A Tenda, construtora atuante no segmento do Minha Casa Minha Vida (MCMV), realizou ontem, dia 16 de dezembro, o seu Investor Day. O principal anúncio do evento consistiu nos planos de implantação de uma fábrica de construção industrializada (“offsite”) de casas no primeiro semestre de 2021, que se situará no interior de SP. Nesse modelo, a estrutura dos empreendimentos é produzida na fábrica e, na sequência, transportada ao canteiro de obras, onde a montagem é executada.

De acordo com as informações transmitidas pela companhia, o modelo offsite proporciona redução substancial do tempo exigido para construção de uma casa. Também demanda menor mão de obra nos canteiros, gerando uma margem de contribuição maior. Adicionalmente, o modelo permitirá que a Tenda amplie seu mercado endereçável e comece a atuar em cidades de menor porte, pois, nessa estratégia, a escala é analisada em termos da capacidade ocupada da fábrica, e não das vendas em uma praça particular.

Para implementação desse modelo de construção e instalação da fábrica, a empresa estima desembolsar de 300 a 400 milhões de reais, correspondentes a 10 por cento do valor de mercado atual. Nos quatro primeiros anos, a fábrica será deficitária e, assim, drenará caixa da empresa. A partir de 2026, a operação atinge o breakeven e deve alcançar a capacidade total de 10 mil unidades por ano, equivalente a cerca de 32 por cento da meta de vendas da companhia nesse mesmo ano. Entretanto, segundo a Tenda, o negócio de casas teria potencial de 30 mil unidades por ano, sinalizando que novas fábricas poderão ser desenvolvidas conforme a estratégia se prove vencedora e amadureça.

E Eu Com Isso?

A notícia da nova operação é positiva para a Tenda devido ao ganho de escala estimado com o projeto, pois o negócio pode fazer a companhia dobrar de tamanho nos próximos anos. De fato, hoje, a construtora vende cerca de 18 mil unidades ao ano, podendo chegar a 31 mil unidades em cinco anos, sendo que o projeto de casas offsite teria potencial para 30 mil unidades ao ano.

O novo empreendimento também permite à Tenda ampliar suas praças de atuação, uma vez que a companhia, assim como outras do segmento MCMV, atualmente opera apenas em cidades de maior porte, pois o segmento exige escala e padronização de processos. Com a entrada neste modelo de construção offsite, onde a estrutura é produzida em fábrica e, em seguida, levada ao canteiro de obras para montagem, ela poderá atuar em praças menores, nas quais há menor competição por terrenos e a mão de obra é mais barata, sendo muito vantajoso para a companhia.

Apesar do teor positivo, por se tratar de um modelo de negócio novo para a companhia, há naturalmente um risco de execução envolvido. Logo, até que haja maior visibilidade, o mercado deve aguardar para incorporar a notícia ao preço da ação. Como fator mitigante do risco apontado, há o fato de a empresa planejar um controlado desembolso de caixa nessa iniciativa, correspondente a apenas 10% de seu valor de mercado atual, um valor baixo comparado ao potencial da iniciativa.

Em adição, no que se refere ao crescimento da operação até o alcance do breakeven, um mitigante será o fato de que a empresa pretende utilizar lançamentos já programados em 2022 e encaixá-los no modelo de fabricação industrializada. Também contribui para redução de riscos o fato de a produção de insumos não ser verticalizada, pois a Tenda acredita que há fornecedores brasileiros capazes de prover os materiais necessários com um nível de serviço adequado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Ibovespa zerou as perdas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.