Levante Ideias - Domingo de Valor

O que são as vantagens competitivas Moats?

Na coluna de hoje no blog da Levante, falarei de vantagens competitivas das empresas utilizando o conceito de Moats, que em inglês quer dizer fosso (aquele dos castelos medievais). O fosso na verdade é uma metáfora para as barreiras de entrada que as empresas possuem em relação à concorrência.  (Para se cadastrar e receber os textos da minha coluna no seu e-mail todo domingo, é só acessar esse link).

O que de fato são os Moats?

Essa metodologia de Moat é muito utilizada pelo sábio de Omaha, Warren Buffet:

“Eu gosto de um negócio valioso como um castelo com um fosso ao redor dele. O duque encarregado do castelo precisa ser muito honesto e trabalhador, e o fosso pode ter crocodilos e tubarões que mantenham os competidores longe”.

A metodologia de análise através do Moat foi desenvolvida pela Morningstar, uma empresa americana de análise independente de empresas.

“Os moats econômicos representam vantagens competitivas duradouras que permitem às empresas proteger o seu valor e ter retornos sobre o capital acima da média”.

(O conteúdo original pode ser encontrado aqui).

Basicamente, existem cinco tipos de vantagens competitivas: ativos intangíveis (marca), efeito rede, custo de troca, vantagem de custo e escala eficiente.

Eu vou começar falando do efeito rede e irei utilizar exemplos práticos de empresas que possuem vantagem competitivas.

O que é o Efeito Rede?

O efeito rede é quando o valor de um serviço aumenta quando mais pessoas o utilizam, tanto novos quanto usuários existentes. Quanto maior o tamanho da rede, mais útil e valioso será o serviço para os clientes. Cada elo a mais na corrente aumenta o número de conexões exponencialmente.

Waze

Um exemplo do efeito rede e do poder da vantagem competitiva pode ser o aplicativo de trânsito e navegação Waze. Quanto maior for a quantidade de usuários conectados ao sistema, mais eficiente será o serviço.

“Junte-se aos outros motoristas em sua área e compartilhe informações de trânsito das vias em tempo real, fazendo todos economizarem tempo e combustível em seus deslocamentos diários.”

O Waze é a referência para sabermos o menor tempo e o melhor caminho para nos deslocarmos pela cidade. Existem outras aplicativos de navegação e trânsito, mas o Waze se consolidou como a referência e tem um número maior de usuários, uma excelente barreira de entrada para outros competidores.

Banco Itaú

Outra empresa que possui uma forte vantagem competitiva pelo efeito rede é o banco Itaú.

Quanto maior o número de clientes e agências que o banco possui, maior e mais ampla é a sua oferta de produtos/serviços bancários (por exemplo: conta corrente, cartão de crédito, seguros, empréstimos e investimentos).

A experiência do cliente é mais completa, o que faz com que ele tenha uma percepção de segurança maior em relação ao banco, pois um correntista do Itaú pode ter todas as suas necessidades de produtos e serviços atendidos pelo banco.

Destaco que o setor bancário brasileiro é muito concentrado, com quatro bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco) representando 72% de todos os ativos bancários no Brasil. Em outras palavras, é praticamente um oligopólio onde existe uma forte barreira de entrada para concorrentes, nacionais ou estrangeiros. 

Aumento da concorrência: corretoras e plataformas de investimento

Aumentou a concorrência no mundo dos investimentos, com corretoras independentes e plataformas de investimento oferecendo produtos variados e “roubando” recursos dos aplicadores de outros bancos, principalmente para fundos de investimento com taxas de administração mais atraentes para os clientes. A queda da taxa de juros, a Selic, fez com que os investidores prestassem mais atenção às taxas de administração cobradas pelos bancos. Com isso, alguns bancos passaram a distribuir fundos de outros gestores e reduziram as taxas de administração (antes chegavam facilmente a absurdos 3% ao ano num fundo DI!).

Com a aquisição da corretora XP, o banco Itaú aumentou ainda mais o seu efeito rede, pois a partir de agora, o investidor/cliente pode investir em produtos de investimentos (como por exemplo: CDB’s e fundos de investimentos) de outras administradoras de recursos ou instituições financeiras. A plataforma da XP utiliza o conceito de “supermercado financeiro”, com uma oferta muito mais ampla de produtos financeiros do que os bancos tradicionais.

Com a aquisição da XP, o Itaú aumentou a sua vantagem competitiva proveniente do efeito rede, pois tem uma oferta mais ampla de produtos financeiros e consolida ainda mais a sua posição como o maior banco/instituição financeira do país.

Quanto mais conexões (clientes) e mais ampla a oferta de produtos, maior é o Moat do Itaú em termos de efeito rede, mais forte é a vantagem competitiva e mais barreira de entrada existe. Esse é um dos principais pilares do alto retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) do banco Itaú.

Na próxima coluna, falarei de outras fontes de Moat: escala eficiente e vantagem de custo – pois geralmente estão juntos e estão relacionados à custos de produção e rede de distribuição.

Minha missão é te ajudar a entender mais sobre Value Investing e análise fundamentalista de empresas. Por isso, continue acompanhando a minha coluna e não esqueça: se você ficou com alguma dúvida, é só mandar um e-mail para o endereço [email protected].

Conte comigo e até breve!

Um grande abraço,
Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.