Levante Ideias - Selic

Copom anuncia aumento da taxa Selic para 5,25% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou, nesta quarta-feira (04), o aumento da taxa de juros básicos, a Selic, para 5,25% ao ano, um aumento de um ponto percentual. Essa é a quarta alta seguida, e o resultado vai ao encontro da expectativa do mercado, que esperava um aumento de 100 pontos-base.

Na última reunião, em 16 de junho, o Copom elevou a Selic ao patamar de 4,25% ao ano, um aumento de 0,75 ponto percentual.

Apesar do aumento, há uma discussão entre os investidores se faz sentido realizar esse aperto na política monetária agora.

Entretanto, a alta da Selic já era esperada, ainda mais com o patamar, por ora, elevado da inflação no Brasil. Na última edição, o Boletim Focus, por exemplo, projetou que a taxa Selic chegue a 7% ao final do ano, mantendo-se próxima a esse patamar até o fim de 2022.

Ainda nessa linha, o Boletim Focus estima que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – a inflação oficial – ficará em 6,79% no ano. O centro da meta para 2021 é de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima. Atualmente, a inflação acumulada no ano está em alta de 3,77%, e, no acumulado dos últimos 12 meses, a alta é de 8,35%.

Apesar de os dados do IPCA de julho ainda não terem sido divulgados, a expectativa é de nova alta. O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), que mede a prévia oficial da inflação, registrou inflação de 0,72% em julho, maior valor do índice para o mês desde 2004 (0,94%).

Dessa forma, como maneira de contornar a alta da inflação, o Banco Central utiliza a Selic como ferramenta para tentar controlar e manter a inflação na meta. 

Para a próxima reunião, o Comitê prevê um aumento da mesma magnitude. “O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, afirma o Copom.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.