Como conquistar independência financeira

4 Dicas Para Conquistar A Sua Independência Financeira

A independência financeira é um dos sonhos de muitos brasileiros e brasileiras. Mas viver sem ter de se preocupar com as finanças parece um objetivo bastante difícil de ser alcançado. 

Realmente, juntar dinheiro nem sempre é tarefa fácil, mas com planejamento e estratégia é algo possível, sim, de ser conquistado. 

Confira as dicas que trazemos neste artigo para te ajudar!

Neste texto você verá:

  • tipos de independência financeira;
  • de quanto preciso para ter independência financeira?
  • como conquistar a independência financeira?

Tipos de independência financeira

Para você, o que é independência financeira? Poder se aposentar aos 40? Viajar para onde quiser? Comprar tudo o que tiver vontade, sem se preocupar com os boletos? Ter liberdade para poder deixar o seu emprego quando quiser?

Esse conceito pode ser subjetivo, variando de pessoa para pessoa, mas, de modo geral, existem quatro tipos de independência financeira. E saber qual você quer conquistar é fundamental para traçar as suas estratégias:

Independência de curto prazo

Quer tirar um ano sabático para recarregar as energias sem se preocupar com o trabalho? Então você busca uma independência financeira de curto prazo. 

Aqui, é muito importante que você tenha, além da renda que irá usufruir nesse período, uma reserva de emergência, para caso ocorra algum imprevisto, como alguma doença ou acidente. 

Independência das dívidas

Está precisando quitar as suas dívidas para destravar as suas finanças pessoais? Então você precisa revisar o seu orçamento, enxugar as despesas e encontrar boas condições para não gastar com juros e parcelas altas. 

Independência de emprego

Pode até ser que você não queira deixar o seu emprego agora, mas seria bom não precisar 100% dele, certo? Por isso, é importante ter uma “segunda fonte de receita” consistente — que pode vir de aplicações financeiras, por exemplo.

Independência financeira total 

Nesse caso, você pode dizer adeus ao seu trabalho e viver apenas dos seus rendimentos, com bastante tranquilidade. Aqui é importante ficar atento para reinvestir parte dos seus lucros para aumentar o seu patrimônio.

De quanto preciso para ter independência financeira?

Para você descobrir quanto precisa juntar para conquistar a sua independência financeira é preciso ter em mãos o seu custo de vida mensal, além dos seus objetivos de médio e longo prazo. 

Lembre-se de acrescentar uma margem de erro que tenha a inflação como base. Também é importante pensar em cenários negativos, variações da economia e fatores que podem afetar os seus investimentos

Para chegar no valor exato que você precisa, basta multiplicar a renda mensal que você deseja ter por 300. Dessa forma, se você quiser viver com 15 mil reais por mês, é preciso acumular um patrimônio de 4,5 milhões de reais para alcançar a sua liberdade financeira total, em geral.

Como conquistar a independência financeira?

E o que fazer para conseguir a tão sonhada independência financeira? É preciso ter um planejamento financeiro eficiente, reduzir os gastos e aumentar a receita. Confira algumas dicas para colocar isso em prática a seguir!

1. Organize a sua vida financeira

O primeiro passo para tornar-se financeiramente independente é ter total controle do seu orçamento. Para isso, mapeie todos os seus ganhos e para onde eles vão. Você pode usar uma planilha ou um aplicativo para fazer isso. 

Nesse sentido, é muito importante que você tenha uma reserva de emergência, para caso ocorra algum imprevisto:

2. Pense em formas de aumentar os seus ganhos

Aumentar a receita é essencial para quem deseja viver de renda. Existem algumas formas de fazer isso:

  • conquistar melhores remunerações no seu trabalho sendo promovido, batendo metas, etc;
  • se especializar profissionalmente para conseguir cargos mais altos;
  • ter uma renda extra passiva, como a venda de infoprodutos ou aplicações financeiras;
  • trabalhar como freelancer;
  • empreender. 

3. Economize o máximo que puder

Quanto mais ganhamos, é natural que novos gastos passem a surgir. Contudo, o indicado para quem quer conquistar a independência financeira o mais rápido possível é viver com um pouco menos do que o seu orçamento permite.

Nesse sentido, a dica não é ter um padrão de conforto inferior, mas sim buscar soluções econômicas sempre que puder. 

4. Invista de forma segura e inteligente

Por fim, a estratégia mais indicada para você que deseja ser financeiramente independente é aplicar o seu dinheiro. Mas não adianta deixar tudo na poupança ou nos investimentos em renda fixa, é preciso diversificar e entender quais são os melhores investimentos.

Uma das melhores formas de conseguir isso é assinando a Operação Fênix da Levante Ideias. Ela é ideal para você que busca ganhos a curto prazo, mas que ainda quer estar protegido das oscilações do mercado. O analista responsável é o Enrico Cozzolino, que irá te dar, no mínimo, 3 recomendações de opções por mês. Assine já!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Defenda seu dinheiro da inflação

Na manhã desta terça-feira (18), a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) da segunda quadrissemana de janeiro nas

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Paralisação de servidores

A três dias do prazo final para Bolsonaro sancionar a Lei Orçamentária Anual, aprovada no fim do ano passado pelo Congresso, servidores federais de mais

Read More »
Levante Ideias - MRV
E eu com isso

Prévia: VGV recorde da MRV no 4T21

A MRV (MRVE3) divulgou sua prévia operacional não auditada referente aos lançamentos, vendas contratadas, geração de caixa e distratos do 4T21. Os dados operacionais vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.