Hoje (21) deverá ser aprovada a abertura de consulta pública para a 7ª rodada de concessões de aeroportos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Segundo os termos da mesma, é estimado investimentos na ordem de R$ 8,5 bilhões para 16 terminais divididos em três blocos, incluindo Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), com o contrato de operação tendo vigência de 30 anos.
O leilão terá como lance mínimo de outorga o valor R$ 897 milhões para os três lotes, montante o qual ainda poderá aumentar devido à concorrência na disputa.
Ademais, as ganhadoras do certame ainda deverão pagar ao governo uma outorga variável todos os anos, de cerca de 6,89% a 15,54% da receita de cada bloco.
Ainda, estima-se também o pagamento de 1,9 bilhão direcionado a cobertura do plano de demissões voluntárias da Infraero, uma vez que, como a mesma ficará sem grandes terminais ao final do leilão, seus atuais empregados não terão mais a possibilidade de realocação para outras unidades.
Em relação à duração da consulta pública, é estimado que esta dure cerca de 45 dias, com a Anac enviando os editais e estudos de viabilidade para o TCU (Tribunal de Contas da União) após receber as contribuições dos interessados na disputa.
Após a publicação do edital definitivo, é esperado um prazo de 70 dias para a realização do certame, com o mesmo devendo ocorrer entre abril e junho de 2022.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para o setor. Entre os terminais a serem leiloados estão Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), considerados últimas “joias da coroa” no controle da estatal Infraero, razão pela qual é esperada a participação de grandes investidores no leilão.
Nesse contexto, vemos como potenciais candidatos grandes operadores de infraestrutura no país, como a suíça Zurich Airport, a espanhola Aena, a alemã Fraport, a francesa Vinci Airports e a Changi Airports International, de Cingapura.
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