Levante Ideias - Câmara dos Deputados

Longe da neutralidade

Em movimento patrocinado exclusivamente pelo seu presidente, o deputado Arthur Lira (PP-AL), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Reforma Tributária sobre a renda na noite desta quarta-feira (1º), por 398 votos favoráveis, 77 contrários e 5 abstenções.

O projeto foi retomado mais uma vez, após inúmeras modificações no texto original e tentativas de votação, ao longo desta quarta e Lira buscou apoio até de partidos de oposição para levar adiante a pauta. A votação dos destaques ficou para esta quinta-feira (2).

Em acordo com os deputados, foi retirada do texto a restrição do acesso à declaração simplificada do IRPF e criada uma série de exceções para regimes de tributação, como o Simples Nacional e o lucro presumido. As mudanças afetam diretamente a arrecadação do governo federal e ficaram sem cálculo da equipe econômica.

Há no texto aprovado, ainda, modificações relevantes sobre isenções e benefícios fiscais sobre diferentes setores econômicos.

Foram incluídas, na contramão do que pregava o ministério da Economia, deduções sobre gastos de empresas em diversos setores, como o agropecuário, aéreo e o de cultura, entre outros.

Ao cabo, a redução líquida da carga tributária para empresas não financeiras deve cair de 34% para 26% – redução bem menor que a prevista no projeto inicial e no primeiro parecer, apresentado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA).

Serão 7 pontos percentuais cortados da alíquota-base do IRPJ e 1 ponto percentual da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) – corte, contudo, condicionado à revogação de benefícios fiscais do PIS/Pasep e da Cofins.

Foi mantida, a princípio, a taxação de 20% sobre dividendos proposta pelo governo, mas há chances reais da alíquota ser reduzida para 15% na votação dos destaques.

O projeto também extingue os JCP (Juros sobre Capital Próprio) e modifica a faixa de isenção do IRPF, de R$ 1,8 mil para R$ 2,5 mil – com efeito de correção nas faixas seguintes.

Após a votação dos destaques, a matéria segue para o Senado Federal para avaliação dos parlamentares.

Como o texto prevê mudanças tributárias já para o ano de 2022, há a necessidade de aprovação ainda neste exercício orçamentário.

E Eu Com Isso?

A vitória do presidente Lira não foi vista como uma vitória do governo na Casa, uma vez que o projeto final ficou bastante distante do entregue pela equipe econômica e deve frustrar as receitas do Executivo federal.

Nesse contexto, há efeito negativo do ponto de vista fiscal para os próximos anos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Orçamento enviado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.